Conheça agora a cidade de Centralia, a cidade que sofreu um trágico acidente e teve de ser abandonada. Hoje ainda lhe restam casas e ruas abandonadas que, legalmente, não existem mais.

mapa

Centralia é uma cidade que fica na Pennsylvania, Estados Unidos. Ela foi fundada em 1841 por um homem chamado Johnathan Faust. Trinta anos depois, um engenheiro de mineração chamado Alexander Rea, da Locust Mountain Coal and Iron Company, foi viver na pequena vila de Centralia, até ali chamada de Centerville. Ele foi de grande importância para o estabelecimento da economia local.

Com fonte de renda principal baseada nas minas de carvão, a cidade vivia tempos prósperos. Porém, apesar de ser muito pequena, a cidade sofria com a violência. Ela era dominada por uma organização secreta chamada Molly Maguires, que era formada por mineradores de origem irlandesa que realizavam muitos sequestros e assassinatos por todo estado da Pennsylvania.

Em 1868, três membros dessa organização assassinaram Alexander Rea e foram condenados ao enforcamento público e foram executados anos depois em Bloomsburg, uma cidade vizinha. Além de muitos assassinatos, a organização também era conhecida por causar incêndios criminosos.

molly

E foi um desses incêndios que resultou em uma das maiores tragédias dessa cidade, o grande incêndio de 1908. Apesar de não se saber a exata causa do incidente, sabe-se que ele destruiu muitas casas e armazéns, porém felizmente não resultou em nenhuma morte.

Mas infelizmente isso foi pouco perto do que viria a acontecer em 1962. Foi nessa data que a cidade foi engolida por chamas inesgotáveis de calor intenso.

Vamos entender melhor essa história… No dia 27 de maio de 1962, a cidade contratou o serviço de cinco bombeiros voluntários para realizarem a limpeza de um aterro próximo ao cemitério de Odd Fellows para comemorar o Memorial Day, dia para comemorar em memória dos soldados americanos mortos em guerras e combates armados.

Como é de praxe nesse tipo de serviço, os bombeiros atearam fogo em todos os entulhos espalhados pelo aterro para poder fazer a limpeza.

Entretanto, o fogo não foi apagado e, através de uma rachadura no solo, as chamas entraram terra a dentro, atingindo as grandes minas de carvão de Centralia.

O fogo começou e se alastrou em uma incrível velocidade por todo subsolo, criando um incêndio que jamais poderia ser apagado.

fogo

Os bombeiros construíram algumas barreiras subterrâneas para reter o calor, mas foi uma tentativa em vão já que eles não selaram o lugar com a rapidez necessária para apagar as chamas.

Deste dia em diante a cidade sofria cada vez mais os efeitos do incêndio subterrâneo, rachaduras enormes se abriam por toda cidade, o solo afundava em diversas regiões, a vegetação começou a morrer, casas e edifícios desabaram e a temperatura do subsolo aumentou a um nível tão intenso que foi considerado de risco total.

Então um agravante começou a ser considerado, já que a cidade possuía tanques de combustível subterrâneos em postos de gasolina e indústrias. Gás venoso começou a ser expelido pelas rachaduras do solo, bueiros dentre tantas outras possíveis fissuras no solo por onde o gás pudesse sair.

cent

Diversos casos de doenças foram registrados por consequência dos gases venosos que tomaram conta de Centralia, dentre eles monóxido de carbono e dióxido de carbono, além da considerável diminuição de oxigênio na atmosfera da cidade. E foi assim que todas as atenções se voltaram a Centralia.

Em 1984 foi dada uma ordem drástica a população. Foi ordenado que toda a cidade fosse evacuada, e mesmo com todos os alertas e avisos, muitas famílias se recusavam a sair de lá.

Em 1992, o governador Bob Casey declarou domínio iminente em todas as propriedades da cidade, pois ela era considerada um lugar de alto perigo.

E foi em 2002 que a companhia de correios dos Estados Unidos revogou o código postal da cidade, assim a cidade não existiria mais legalmente. Anos mais tarde, um novo governador chamado Ed Rendell, iniciou os processos formais de despejo a todos que ainda persistiam em viver na cidade condenada. Assim, Centralia se tornou uma cidade fantasma, um nome que já não existe mais.

centralia

Mas por que essas famílias levaram tanto tempo para ceder? Em que elas acreditavam?

A maioria da população que se manteve na cidade alegava que, na verdade, nunca existiu um incêndio que se espalhou pela mina de carvão, que tudo não passava de um golpe do Governador da Pennsylvania para se apossar dos lucros que a mina gerava.

Tudo isso baseado em um artigo da legislação americana que diz que quando uma cidade não pode mais se manter, ou seja, ter habitantes, ela deixa de existir, assim seus recursos naturais deixariam de pertencer a ela e passaria a ser propriedade de seu estado democrático.

Mas acredite ou não, o fogo ainda queima sob a cidade de Centralia até hoje, e está longe de terminar. Acredita-se que as chamas ainda irão arder por cerca de, no mínimo 250 anos!

Assista a um vídeo sobre o assunto, ele foi feito baseado neste texto que foi produzindo com base em minhas pesquisas para o TriCurioso.com: