O BitTorrent acabou de liberar a versão beta do Maelstrom, seu novo navegador. A ideia da empresa é genial, transformar qualquer usuário de internet em uma especie de servidor temporário. Já baixou arquivos via torrent? Se sim, você sabe que ao mesmo tempo que baixa, seu pc também envia o arquivo para a rede, ou seja, quanto mais pessoas baixarem um arquivo, mais velocidade de download ele terá. O mesmo conceito foi aplicado ao novo navegador Maelstrom, quanto mais pessoas acessam um site, mais rápido ele se tornará.

9cb70f_maelstrom-bittorrent_news-640x353

Por enquanto, só usuários de Windows poderão baixar a novidade. Apesar de ser um projeto novo, segundo o BitTorrent o navegador já possui mais de 10 mil usuários desenvolvedores e outros 3,5 mil publicadores.

Outra informação que não posso deixar de falar é que o Maelstrom foi construído sobre a mesma arquiterura do Chrome. Um diferencial bem bacana é que o navegador faz com que websites não precisem ser hospedados em um servidor; ao invés disso, são os próprios internautas que mantêm essas páginas online – mesmo principio dos arquivos torrent.

bittorent-maelstrom_w_600

Como isso funciona?

Quando uma página torrent (como eles chamam esses sites) é colocada no ar, seu publicador fica sendo o hospedeiro. Assim que alguém acessa a pagina usando o Maelstrom, o visitante passa a dividir a hospedagem; quando um terceiro internauta acessa, fará a conexão com dois “servidores” e ainda se tornará mais um.

A ideia do BitTorrent é que o navegador possa tanto servir para democratizar a distribuição da internet quanto para evitar ataque de negação de serviço, o que é MUITO comum atualmente.

Gostou da novidade? Então baixe o Maelstrom!