Gosta de usar internet o tempo todo? Então talvez esse texto deixará você um pouco tenso. Isso porque uma equipe internacional de engenheiros, após uma intensa investigação a fim de determinar quanto tempo de vida a internet ainda possui, acabou descobrindo algo bastante assustador. Devido a sobrecargas nas fibras ópticas e a crescente demanda mundial por mais velocidade de navegação, muito provavelmente toda a rede entre em colapso até o ano de 2023.

internet-lenta-colapso-tricurioso

Junto com a necessidade de mais fibras ópticas temos também o aumento de informações que trafegam por toda a rede, isso fará com que toda web entre em colapso. Se o crescimento se manter, talvez tenhamos grandes problemas a partir de 2023. A única possibilidade de que isso não ocorra é se novas redes de fibra óptica e datacenters sejam criadas pelas empresas que prestam nosso serviço de internet.

internet-mundial-colapso-tricurioso

Porém tudo isso geraria um aumento muito grande na conta dos consumidores, e por isso muitas empresas muito provavelmente não farão os investimentos necessários para que em alguns anos a internet continue fluindo da maneira correta.

Gostou desta matéria? Então leia também: Internet poderá ser racionada no Reino Unido

Close up of friends with circle of smart phones

Para tentar encontrar soluções para este problema, os maiores engenheiros de informática, físicos e empresas de telecomunicações se reuniram em Londres em maio. Agora nos resta aguardar por ideias e investimentos para que a internet nunca deixa de funcionar como precisamos.