Todos já enfrentamos várias e várias noites onde parecia ser impossível conseguir tirar até um leve cochilo, imagine então uma noite inteira de sono profundo. Mas você sabe quanto tempo pode aguentar sem dormir?

Segundo registro do Guinness, livro dos recordes, o máximo que uma pessoa já ficou sem dormir foi 164 horas, mas esta é uma enorme exceção. Outro caso bastante lembrado pela sociedade médica é o de um estudo realizado em 1935 onde um jovem dormiu pouco mais que cinco horas em um período de 10 dias. Este estudo foi movido pela errada crença de que dormir era um hábito que podia ser interrompido sem prejudicar a saúde. A partir do quarto dia, este jovem tornou-se confuso e irracional, não lembrava de onde estava, delirava e chegou ao extremo ponto de seu estado ser considerado intratável.

quantas horas sem dormir tricurioso 1

Dormir é essencial para muitas das funções que nosso organismo executa todos os dias, dentre elas o aprendizado e a consolidação da memória, também age na formação e amadurecimento do sistema nervoso. Para o ser humano, é impossível ficar plenamente acordado por muito tempo, pois o cérebro entra em alerta e faz com que a pessoa tenha episódios de micro sonos, que seria praticamente um piscar de olhos mais prolongado. Neste momento, ondas cerebrais entram em estado misto de sono e vigília, mesmo que você tente ao máximo parecer acordado.

quantas horas sem dormir tricurioso 2

Estudos da neurociência provaram que jovens saudáveis quando submetidos a uma rotina de sono de 4 horas diárias por 6 dias seguidos começam a apresentar aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de glicose também. Vale lembrar que estas são as características são semelhantes as alterações que ocorrem na terceira idade, ou seja, não dormir faz com que seu organismo trabalhe igual a uma pessoa de 70 anos!

quantas-horas-sem-dormir-tricurioso-3

Mas quais são as consequências de não dormir por dias?

Até 30 horas seguidas sem dormir, você ficará com oscilações de humor, tendencias a irritação e estresse, velocidade de raciocínio lenta e perda de criatividade.

Com mais de 30 horas seguidas sem dormir, você ficará apático, apresentará confusão cerebral e poderá sentir muita fome e muito frio ou muito calor.

quantas-horas-sem-dormir-tricurioso-4

Você sabia disso? Se convenceu de que passar noites em claro faz muito mal? Então, não esqueça de deixar seu cometário 😉