Muitas mulheres sonham com seu dia especial, quando finalmente poderão vestir branco, segurar um belo buquê de rosas brancas e dizer sim para o seu amor verdadeiro… Mas você sabe de onde surgiram todas estas tradições?

Grande parte destes ritos foram definidos pela Rainha Vitória, da Inglaterra. A marcha nupcial foi encomendada por ela ao músico Felix Mendelssohn, foi composta em 1842 e ganhou fama após ser usada no casamento de uma das filhas da rainha.

marcha-nupcial-tradição-casamento-tricurioso

Já o véu tem sua origem na Bíblia, livro Gênesis, onde Rebeca cobriu-se com um véu ao ver seu futuro marido, Isaac. Assim, desde este tempo noivas tem usado véu, mas este só se tornou popular também através da Rainha Vitória. A grinalda serve simplesmente para diferenciar a noiva dos convidados, já que tem um formado de coroa.

veu-e-grinalda-tradição-casamento-tricurioso

O buquê começou a ser utilizado pelas romanas, ele era composto de ervas aromáticas que espantavam os maus espíritos. Depois, estas ervas foram trocadas por flores, já que elas simbolizam a fertilidade. A noiva começou a jogar o buquê para as moças que eram convidadas depois do século 14, na França, isto para substituir a terrível mania de levar pedaços do vestido da noiva para ter sorte no amor.

jogar-o-buque-tradição-casamento-tricurioso

As damas de honra sempre existiram, quando as meninas, ainda crianças, se casavam, era necessário que suas irmãs a ajudassem a se vestir. Já os padrinhos apareceram quando os casamentos eram arranjados pelos pais, eles eram escolhidos para que a união fosse reconhecida por toda a sociedade.

madrinas-tradição-casamento-tricurioso

Já as alianças eram comuns na antiguidade egípcia e romana, elas eram utilizadas no dedo anelar esquerdo pois estas civilizações acreditavam que havia uma ligação direta deste dedo com o coração, porém foram tornadas oficiais e indispensáveis depois do século 16 pelo casamento católico.

alianças-tradição-casamento-tricurioso

E finalmente, o vestido branco. Este sempre existiu, por volta do século 10 as noivas passaram a usar cores fortes e vibrantes em tecidos sedosos vindos do Oriente. Mas a partir de 1840 e através do casamento da Rainha Vitória, o branco voltou a ser utilizado para simbolizar a pureza e a castidade.

vestido-tradição-casamento-tricurioso

Gostou de saber a origem destes símbolos? Comente!