Vít Jedlicka, junto com mais dos colegas libertários, resolveu criar a República Livre da Liberlândia, tudo isto no dia 13 de abril.

Liberlândia é um candidato a estado soberano localizado entre a Croácia e a Sérvia, na margem ocidental do Rio Danúbio. No mapa, esta área de sete quilômetros quadrados tem o nome de Gornja Siga. Caso tudo der certo, este será o terceiro menor estado soberano do mundo, perdendo apenas para o Vaticano e Mônaco.

Tudo-Sobre-Liberlândia-TriCurioso-4

O lugar onde ele se localiza se tornou terra nullius (terra de ninguém) quando a antiga Iugoslávia foi dividida, nem a Croácia nem a Sérvia reivindicaram este local, dando espaço para a futura micro-nação Liberlândia. O presidente do futuro país é o próprio Jedlicka, politico eurocético membro do partido conservador Cidadãos Livres da República Tcheca. Ele foi elegido por seus dois outros membros fundadores, um deles inclusive é sua namorada e atual primeira-dama. O objetivo deste trio é construir um lugar onde todos que são honestos tem a chance de prosperar praticamente sem a interferência do governo.

“Nós precisamos de mais países como Hong Kong, Cingapura e Mônaco, especialmente na Europa. Realmente precisamos de um lugar onde não se cobre impostos, não de um paraíso fiscal” diz Jedlicka.

Tudo Sobre Liberlândia TriCurioso 5

Neste pequeno país, os impostos serão voluntários e serviços básicos como eletricidade, saúde e coleta de lixo serão feitos por empresas privadas, ou ainda por campanhas de financiamento colaborativo. O principal objetivo de seu comandante é conseguir que Liberlândia seja reconhecida como um país, para isso Jedlicka já está nomeando embaixadores da Liberlândia em países por todo o mundo para conseguir apoiadores para a ideia.

Já foram estabelecidas embaixadas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, República Tcheca, dentre outros. O planejamento é abrir mais de cem embaixadas até o final do ano. Outro percalço que ainda terá de ser enfrentado é o fato de que alguns especialistas alegam que aquele pedaço de terra sem dono, na verdade, é pertencente a Sérvia, porém o governo da Liberlândia está usando o princípio da apropriação original e considerando que aquele espaço realmente não é pertencente a nenhum país.

Tudo-Sobre-Liberlândia-TriCurioso

Infelizmente, ninguém mora ainda em Liberlândia, a força policial croata da fronteira esta prendendo a todos os que tentem entrar no aspirante a país. Porém, esta ação não está impedindo a força dos membros da Associação dos Colonizadores da Liberlândia que, diariamente, tentam entrar no local.

Um fato interessante é que 400.000 pessoas encaminharam pedidos para serem cidadãos oficiais de Liberlândia, porém apenas 45.000 são realmente sérios. Estima-se que o futuro país terá cerca de 40.000 habitantes, porém nem todos realmente viverão lá.

Tudo-Sobre-Liberlândia-TriCurioso-2

E para quem não acreditou muito nos impostos voluntários, o governo da Liberlândia já arrecadou cerca de US$45.000 através do serviço de crowfunding, eles estão recebendo doações em todas as moedas, inclusive em bitcoins. Este valor recebido tem custeado os escritórios do governo na Sérvia e em Praga, uma assistente pessoal para o presidente e suas recentes viagens para o Freedom Fest, EUA e para a G7 na Alemanha.

Tudo-Sobre-Liberlândia-TriCurioso-6

E então, quer ser um cidadão de Liberlândia? O que achou de tudo isso? Comente! 😉