Começa agora um novo “quadro” aqui do TriCurioso onde eu escreverei opiniões baseadas em minha experiencia ao assistir lançamentos no cinema, aproveito para deixar claro que não sou nenhum crítico profissional, apenas um amante de filmes em geral que adora criticar e dar opinião. Hoje, sim eu sei que estou um pouco atrasado, fui ao cinema assistir Ant-Man ou, como é conhecido no Brasil, Homem-Formiga, nas próximas linhas falarei qual a minha nota de 0 a 10 e também o que eu achei do longa. Além de Ant-Man também aproveitei para assistir o filme brasileiro, ‘Meu passado me condena 2’, porém vou limitar meu post de hoje apenas ao novo filme da Marvel.

CUIDADO, ALERTA DE POSSÍVEIS SPOILERS!

Vale lembrar aqui que Homem-Formiga foi lançado no Brasil no dia 16 de Julho, um dia antes da estreia nos Estados Unidos e teve um orçamento de nada mais, nada menos, que US$ 130 milhões. Como protagonista tivemos Paul Rudd, admito que adoro o seu trabalho em vários filmes de humor e que estava um pouco temeroso quanto a sua performance como herói, porém fiquei muito satisfeito. Apesar de o sentir um pouco mais velho do que realmente deveria ser, Paul me surpreendeu atuando como o Homem-Formiga. Um ponto em que eu fiquei talvez um pouco desapontado foi a demora para a história realmente começar, do início até o meio o filme me pareceu muito lento. Muito provavelmente a lentidão inicial se deu por conta deste ser o primeiro filme do pequeno grande herói, ou seja, precisávamos ser apresentados a história inicial de como ele surgiu, quem era antes de virar herói e por aí vai, então a lentidão não me fez sair da sala do cinema, mas sim acabou de deixando com mais vontade de ficar ali e assistir até o fim.

ant-man-homem-formiga-critica-tricurioso-02

No decorrer do filme acabei sentindo que, pelo menos nesta estreia, Scott Lang, personagem principal, não pareceu exatamente um herói. Na realidade, uma missão lhe foi dada e ele cumpriu – mais pareceu que o traje é o herói, e não o personagem que o coloca – Não sei ao certo se isso foi uma sensação só minha, mas parte da minha crítica negativa é devido a isso. Realmente o personagem não me pareceu fazer a diferença, no fundo parece que “qualquer” um pode virar o Homem-Formiga, basta colocar o traje criado pelo Dr. Hank Pym.

ant-man-homem-formiga-critica-tricurioso-03

Outro ponto o qual me questionei bastante foi o fato de o traje do vilão ser muito superior ao de próprio Homem-Formiga. Claro, o traje do anti-herói foi criado muitos anos após o do herói, mas mesmo assim fiquei com aquele pensamento, “por que o homem-formiga tem um traje tão bosta ruim?”. Mas no fim, ele se saiu muito bem, mesmo com vários pontos negativos perante ao seu rival.

ant-man-homem-formiga-critica-tricurioso-01

Nos quadrinhos, o Homem-Formiga foi um dos fundadores dos Vingadores, então muito provavelmente a franquia solo não vá muito adiante, pois acredito que o certo seria inclui-lo na franquia liderada pelo Capitão América, e certamente este seja o plano da gigante Marvel.

Claro que não irei só ressaltar pontos negativos, um aspecto muito positivo foi o humor cômico colocado em várias cenas durante o longa, isso deixou o filme mais leve e, automaticamente, engraçado. O fato do humor ter sido positivo se da ao talento de Paul Rudd, o ator é muito engraçado até quando tenta parecer sério. As cenas enquanto o herói está minúsculo foram MUITO bem gravadas, os efeitos especiais são INCRÍVEIS e deram um toque mais que importante a experiência de quem curte heróis. Creio que produzir um filme desses, com um herói “pequeno”, deva ter sido uma missão gigante para a Marvel, porém eu fiquei satisfeito e, em alguns momentos, surpreso com as ótimas sacadas atribuídas ao novo longa.

ant-man-homem-formiga-critica-tricurioso-04

Provavelmente eu devo ter esquecido alguma opinião importante, pois eu realmente SINTO que algo falta, mas o principal de tudo que eu pensei/senti durante a sessão do filme está nesta matéria. Aproveito também para lembrar que eu nunca acompanhei as HQ’s de Ant-Man. As opiniões aqui dadas foram baseadas em uma nova experiencia, de alguém que conheceu o herói no longa e não na HQ, ou seja, será que o filme conseguiu apresentar o “novo” herói para alguém que nunca tinha o conhecido de verdade? A resposta é sim, não 100%, mas muito próximo disso.

ant-man-homem-formiga-critica-tricurioso-05

Ta legal, Edu… Mas qual sua opinião final? (como eu gosto de falar na terceira pessoa)

Olha, no geral eu fiquei muito satisfeito, o investimento para assistir Homem-Formiga foi bem aproveitado, mas eu infelizmente achei o herói muito limitado, talvez nos próximos filmes a Marvel tente realmente dar a este herói a força que ele merece e possui. Sei la, acho que o traje não deve ser o principal, isso é papel para Scott Lang. Um bom exemplo é o Homem de Ferro, o traje é FODA, sim é… Mas o Tony Stark é muito mais. Resumindo, é isso que faltou ao Scott.

De 0 a 10, qual sua nota Edu? (Olha eu na terceira pessoa novamente… hehe)

Minha nota é: 25+7×3-12+8/3-18+5/2-0,7-1,3+0,7= ???

Deixe no comentário o valor encontrado, esta é minha nota para o filme… Vale lembrar que “/” é DIVIDIDO por… “X” é MULTIPLICAÇÃO… A conta é uma só, basta ir fazendo os cálculos um a um até encontrar o valor final.

ant-man-marvel-2015-tricurioso

Bom, por hoje é só! Espero que tenham gostado do novo quadro que escreverei semanalmente, ou quase isso… Também espero ter sido claro e que não tenha deixado nenhum grande fã do pequeno grande herói triste ou bravo comigo. Apenas dei minha opinião baseado no que eu assisti no cinema. Um abração e até breve!