Você também não faz a mínima ideia da diferença entre ser nerd e ser geek? Então sente-se que eu vou explicar. 😉

Etimologicamente, os termos são muito diferentes: A palavra “geek” deriva de “geck”, uma palavra alemã que significa “bobo”, a expressão surgiu no século 19. Já “nerd” é um termo que foi criado nos Estados Unidos durante a década de 1960, ela foi originada a partir da gíria em inglês “nert”, cujo significado é “louco”.

Porém, nos dicionários de língua inglesa, nerd e geek tem exatamente o mesmo significado: pessoas inteligentes e tímidas que gostam de tecnologias e sabem muito sobre os assuntos que lhe interessam. Além de toda esta teorização das palavras, quem adere a uma destas tribos acredita que há sim uma grande diferença entre os títulos.

diferenca-nerd-geek-tricurioso-1

Em 2013 Burr Settles, engenheiro de softwares, estudou 2,6 milhões de postagens no Twitter para fazer uma associação entre as palavras mais utilizadas na associação de cada termo. O que ele descobriu foi que “nerd” era mais relacionado as palavras “SUDOKU”, “PALESTRAS” e “OXFORD”, ou seja, nerd é aquele que estuda muito. Já “geek” teve relação com as palavras “CULTURA”, “TECNOLOGIA” e “iPOD”, o que significa que o termo é dado a pessoas viciadas em games, filmes e tecnologia.

Por mais que este método não possa ser considerado oficial para classificar o real sentido da palavra, ele serve para mostrar a visão das pessoas em relação a esta diferença, o que, no final, conta muito mais do que uma “análise etimológica”.

diferenca-nerd-geek-tricurioso-2

Então, você já sabia disto? É um nerd ou um geek? Comente!