Nesta semana os tratadores do Zoológico de Taipei, Taiwan tiveram uma triste e engraçada surpresa, assim como todo o país. Todos estavam muito alegres e ansiosos desde que a ursa panda Yuan Yuan começou a apresentar sinais de que poderia estar grávida. Como ela passou por um procedimento de inseminação artificial, estava sendo muito bem cuidada e mimada para que nada desse de errado.

Desde a inseminação ela estava em um ambiente climatizado, recebia refeições maiores e muita atenção e carinho. Tudo porque ela realmente tinha sintomas de gravidez como perda de apetite, dilatação uterina, aumento na contração de progesterona, entre outros. Porém, quando finalmente foi submetida a um ultrassom para ver como estava o futuro pequeno panda, não o encontraram… Como em 2013 ela já havia passado pelo mesmo procedimento e deu a luz a um gracioso ursinho, especialistas estão dizendo que ela sabia o que sentir e que simulou todos os sintomas para poder receber todas estas regalias mais uma vez.

panda-simula-gravidez-tricurioso

Ano passado Ai Hin, outra panda, fez a mesma coisa na Base de Pesquisa e Reprodução do Panda Gigante de Chengdu, sim… elas estão muito espertinhas… Ou não! Alguns pesquisadores acreditam que alarmes falsos de gravidez são muito comuns nestes animais, podendo ocorrer entre 10% e 20% nas fêmeas.

 panda-simula-gravidez-tricurioso-3.

Também acreditam que seja mais provável ter ocorrido algo semelhante a um descontrole emocional causado pela repetição do procedimento artificial de fecundação. Um bom exemplo disso são as pandas que continuam apresentando sinais de gravidez mesmo após sofrer um aborto espontâneo, a ciência ainda não descobriu o motivo para isso ocorrer, mas dificilmente elas ensaiem suas gravidezes só para receber mais comida, o mais provável é que estejam preparando seus corpos para o que futuramente possa ocorrer.

 panda-simula-gravidez-tricurioso-2

E você? No que acredita? Yuan Yuan é espertinha ou inocente? Comente! 😉