Você já se perguntou o porquê de apenas os homens ter o famoso pomo-de-Adão? Para quem não sabe, esta parte do corpo masculino é uma saliência abaixo da garganta, ela é formada por uma convergência na cartilagem formada na tireoide com a laringe.

o-que-e-pomo-de-adao-tricurioso-2

Porém, as mulheres também possuem esta mesma cartilagem, então por que não é possível ver o ‘pomo-de-Adão’ na maioria de nós? Acontece que esta parte da estrutura masculina cresce na puberdade quando a laringe aumenta para que a voz dos meninos fique mais grossa.

o-que-e-pomo-de-adao-tricurioso-1

Um fato interessante é que as mulheres passam pelo mesmo processo, porém em escala bem menor, nelas ao invés da voz engrossar, ela fica mais aguda que o normal. Apesar de serem raras exceções, algumas meninas desenvolvem a proeminência exatamente como os homens, e isso pode se resultado de várias condições, dentre elas herança genética, disfunções hormonais e até mesmo irregularidades anatômicas. Porém, vale salientar que pode ser também um problema de saúde, portanto uma avaliação médica é sempre necessária.

o-que-e-pomo-de-adao-tricurioso-3

Uma curiosidade interessante é a origem do nome desta saliência, ele foi criado a partir de uma metáfora da Bíblia a respeito da criação e o pecado original. A lenda conta que um pedaço do fruto proibido a qual Eva sucumbiu e convenceu Adão, teria ficado preso na garganta do homem, assim resultando o ‘pomo-de-Adão’. Curioso, não acha? Gostou de conhecer mais sobre esta parte da anatomia? Comente!