Você conhece o famoso serviço de armazenamento na nuvem? Sim, OneDrive, GoogleDrive, Dropbox, Mega dentre tantos outros nomes que nos são anunciados todos os dias pela internet são serviços onde todos os nossos arquivos podem ser armazenados “na nuvem”, como eles dizem… Mas que nuvem é essa?

Estes serviços de nuvem se baseiam em armazenar todos os documentos/dados que você quiser em outro local, é como se tudo o que é seu fosse guardado em outro computador e pudesse ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar, e esta é a grande vantagem destes sistemas. Você pode enviar um arquivo de texto digitado no computador da sua casa para o Dropbox, por exemplo, e acessar este mesmo arquivo do computador da sua escola/faculdade/trabalho, legal né? Mas como isso funciona? Eu explico!

armazenamento-na-nuvem-tricurioso

Assim como tudo na internet, inclusive o TriCurioso.com, todos os dados e conteúdos são armazenados em um servidor, que em resumo, é um conjunto de HDs ligados em rede e armazenados em Data Centers gigantes espalhados pelo mundo, estes Data Centers são muito bem guardados e seguros tanto fisicamente quanto em relação a invasões hackers. Uma curiosidade interessante é que a Microsoft tem 20 destes em todos os cantos do mundo, até mesmo aqui no Brasil (em São Paulo).

Estes servidores se comunicam com nossos computadores através de um sistema chamado de portas. Elas são numeradas e cada serviço tem uma delas pré-estipulada, quando você solicita algum serviço do sistema de nuvem é necessário utilizar um protocolo. Como geralmente as solicitações são feitas via internet, o protocolo usado para acessar suas informações é o HTTP. Assim, é como se seu PC chegasse na frente da porta, enviasse o protocolo e estivesse esperando seu serviço.

armazenamento-na-nuvem-tricurioso-1

Por último, você coloca seu usuário, senha e pronto, a porta se abre e você acessa seus arquivos, podendo envia-los a este servidor ou ainda fazer cópias dos que lá estão. Porém, não são apenas usuário e senha que protegem seus dados, existem sistemas que criptografam tudo o que ocorre entre cliente e nuvem, outro sistema interessante que é sempre utilizado divide todas as informações em vários pedaços, confundindo um possível ataque hacker. Outro fator importante é que todas as suas informações normalmente são duplicadas, estando em mais de um Data Center, então caso haja algum problema com seu servidor base, seus dados estão protegidos em outro lugar.

armazenamento-na-nuvem-tricurioso-2

Interessante, não acha? Você gosta deste tipo de armazenamento? Comente!