Desde pequenos aprendemos que o coração é representando por aquela conhecida forma meio circular, meio reta ♥, porém de onde surgiu esta figura? Por que este formato? Nós explicamos! Quer dizer, na verdade ninguém explica, já que existem diversas teorias que explicam a criação do ícone e suas diversas origens, ele já simbolizou a imortalidade, a coragem, a vitalidade e, certamente, o amor.

qual-a-origem-do-simbolo-do-coracao-tricurioso

Em registro, a primeira vez que o coração apareceu foi em 1250 a.C em hieróglifos egípcios. Lá, o órgão era representado pelo símbolo ib de sua escrita sagrada e significava a fonte de todas as emoções. Como o formato era semelhante a um pêssego, esta fruta também passou a significar a vida e a fertilidade.

qual-a-origem-do-simbolo-do-coracao-tricurioso-1

Já no século 5 a.C, a folha de Hera que era a responsável pelo significado da imortalidade e poder para os gregos antigos, dando origem a forma que hoje conhecemos.

qual-a-origem-do-simbolo-do-coracao-tricurioso-2

Depois, na Idade Média, o símbolo passou a ser usado em imagens da Igreja, trazendo o simbolismo do amor por Cristo e de Cristo pela humanidade. O coração também aparece em livros e obras de arte para mostrar a paixão entre seres humanos.

qual-a-origem-do-simbolo-do-coracao-tricurioso-3

E por último, no século 15 e 16, os franceses criaram o baralho, onde o naipe de copas simbolizava o clero. Já o naipe de espadas, ouros e paus representavam, respectivamente, a nobreza, os comerciantes e os camponeses. Curioso, não acha? Comente!