Hoje – a meia noite – começa o horário brasileiro de verão, adiante seu relógio em uma hora… Quem não lembra desta conhecida mensagem? Pois é, e hoje é o dia da alegria! Hoje começa o horário de verão! Mas você sabe a origem deste fato ao qual presenciamos todos os anos?

Também conhecido como Daylight Saving Time (DST) o horário de verão é utilizado por diversos países para maximizar o aproveitamento da luz solar e, assim, economizar energia elétrica. Esta prática foi sugerida pela primeira vez em 1784 por Benjamim Franklin, porém ninguém o ouviu, ela só foi implantada em 1895 quando um entomologista da Nova Zelândia o sugeriu. Seu nome era George Bernon Hudson e ele chegou a conclusão da utilidade de adiantar o relógio em uma hora quando observou o valor da luz do dia no seu trabalho de pesquisador, já que ele passava seus dias examinando o comportamento de insetos.

origem-horario-de-verao-tricurioso-1

Em 1905 o inglês William Willet também percebeu o quão importante seria ter o horário de Verão em Londres, publicando dois anos depois um estudo completo mostrando os benefícios desta prática, porém o primeiro país a realmente utiliza-la foi a Alemanha em 1916. Porém, eles só tomaram esta decisão porque assim poupariam carvão, já que isso era essencial para sua intervenção na 1ª Guerra Mundial.

origem-horario-de-verao-tricurioso-2

Interessante, não acha? E não se esqueça, adiante seu relógio hoje de 0h para 1h e aproveite o sol!