A palavra já mostra que é algo provavelmente nojento e anti-higiênico, mas provavelmente você já o teve alguma vez na vida. Acontece que quando uma mistura de proteínas unidas a outros componentes da saliva se depositam sobre a superfície do dente, com o tempo, acaba formando uma camada viscosa cujo nome é película adquirida, isto ocorre principalmente na região da gengiva ligada ao dente.

o-que-e-tartaro-tricurioso-1

Como nossa boca é imunda, repleta de bactérias, logo elas começam a fazer a festa nesta película, fora os restos de comida que ficam presos nos dentes e acabam alimentando ainda mais essas bactérias e formando uma placa bacteriana. Porém, aqui vem o detalhe importante… Se você escova seus dentes ao menos 3x por dia com capricho e limpa bem cada dente, esta placa é removida, mas se você for um (a) porquinho (a) e passar mais de 12 horas sem se escovar, os ácidos criados por estas bactérias acabam desgastando elementos importantes do esmalte do dente, dentre eles o fosfato. Esse fosfato acaba reagindo com os íons de cálcio presentes na comida e essa reação resulta em cristais de fosfato de cálcio que colam nos seus dentes junto com outros minerais. Quanto mais tempo passa, mais minerais se acumulam uns sobre os outros e criam o tártaro.

o-que-e-tartaro-tricurioso-2

Por mais que o tártaro não seja nocivo a sua saúde, o excesso deste vilão da higiene bucal acaba pressionando e irritando a gengiva e deixando você vulnerável a doenças como gengivite. E então, está desesperado? Lamento informar que a esta altura do campeonato, escovar os dentes só ajuda a não piorar o problema, mas também não o resolve, você precisa ir a um dentista fazer uma limpeza pesada em seus dentes para que toda esta sujeita acumulada seja retirada na brutalidade mesmo, com broca e tudo…

o-que-e-tartaro-tricurioso-3

Viu só? É muito importante ouvir suas mães/pais quando dizem que escovar os dentes é fundamental! E você, é higiênico? Comente!