Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em águas internacionais próximas à Indonésia, aconteceu um fato assustador que é até hoje um dos maiores mistérios da história naval. Em fevereiro de 1948, várias embarcações que passavam próximas ao local receberam um macabro pedido de socorro. Entre trechos indecifráveis de código morse, a mensagem dizia: “Todos os oficiais, incluindo o capitão estão mortos. Provavelmente toda a tripulação esteja morta. Estou morrendo”.  O alerta havia sido enviado pelo operador de rádio do navio SS Ourang Medan, de bandeira holandesa.

Após uma análise da triangulação do sinal, foi descoberto que a mensagem tinha sido emitida de algum lugar próximo ao Estreito de Malaca, sendo que um navio mercante americano que estava próximo ao local resolveu ajudar. Este navio, o Silver Star, partiu em socorro à embarcação. Quando chegou lá, sua tripulação avistou o SS Ourang Medan à deriva e, à primeira vista, não havia qualquer dano no casco. A tripulação do Silver Star tentou estabelecer contato com o Ourang Medan por meio de sinais sonoros e luminosos, mas não obteve nenhuma resposta, nenhum som ou imagem eram emitidos pela embarcação. Então, uma equipe foi montada às pressas para subir a bordo e investigar o que havia acontecido, e o que encontraram foi aterrorizante.

Toda a tripulação estava morta, com os olhos abertos e uma expressão de imenso terror em seus rostos. Alguns cadáveres estavam com os braços estendidos, como se apontassem para alguma coisa quando morreram. Apesar disso, nenhum sinal de violência que justificasse as mortes foi encontrado nos corpos. O capitão do Silver Star decidiu então rebocar aquele navio até o porto mais próximo, porém, uma explosão ocorreu no compartimento de cargas enquanto o Ourang Medan começava a ser rebocado, obrigando os homens a abandoná-lo e soltar as amarras de reboque rapidamente.

ss-ourang-medan-eutesalvo-tricurioso-1

Em poucos minutos a embarcação começou a incendiar completamente e afundou, encerrando todas as chances daquele mistério ser resolvido. As teorias que tentam explicar o destino terrível da tripulação do Ourang Medan vão de ataque de piratas, carga ilegal de produtos químicos, até acontecimentos paranormais e atuação de OVNI’s. Mas o que levou aqueles homens à morte, deixando seus rostos tão apavorados sem nenhum motivo aparente ou ferida mortal? Segundo teorias, se piratas tivessem invadido o navio haveria algum sinal de luta nos corpos, portanto o transporte de substâncias químicas é a teoria mais provável. A água do mar teria entrado em contato com um carregamento de cianeto de potássio, liberando gases tóxicos e também com nitroglicerina, ocasionando a explosão. Porém, nada explica a situação em que os corpos se encontravam naquela noite, todos com feições apavoradas como se tivessem visto algo tão assustador que seus corações não puderam aguentar, levando-os a óbito imediato.

Porém, o mais bizarro é que esse não é o único mistério envolvendo o navio. Apesar de existir uma referência ao Ourang Medan em na edição de maio de 1952 de um periódico da época publicado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, oficialmente e de forma estranha, tudo indica que esse navio jamais existiu. Uma pesquisa realizada com a marinha mercante de vários países, incluindo a Holanda, não encontrou nenhum registro de embarcação com esse nome, nem de qualquer investigação sobre seu destino. Especula-se que se trataria de um barco com nome falso, em missão secreta. Mas se fosse esse o caso, que missão seria essa? Fora que isso também não explica a forma terrível em que os corpos foram encontrados. Já o Silver Star, ao contrário, comprovadamente existiu e realmente navegava pelo Estreito de Malaca na época do incidente. Então, o que realmente aconteceu naquela noite de fevereiro de 1948? Infelizmente, é provável que as chances de termos essas perguntas respondidas tenham naufragado, junto com o SS Ourang Medan e sua malfadada tripulação, e que a verdade nunca venha à tona.

Desejo a você bons pesadelos…