Já imaginou não ter matérias na sua escola? Como será que seria? O que aprenderia? Seria incrível, não acha? A Finlândia concorda, o país há tempos é referência mundial na educação por sua valorização dos professores, das artes e por ter um reduzido número de provas em sua grade avaliativa, mas afora eles iniciaram uma nova missão: terminar com as matérias escolares.

Mas como isso funcionaria afinal? A gerente educacional de Helsinki Marjo Kyllonen explica: “Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós precisamos de algo adequado ao Século 21. E, em uma época em que a trans e a multidisciplinaridade estão com tudo, não há nada mais sensato a fazer do que inserir esta ideia também nas escolas.”

Ou seja, ao invés do estudante aprender matemática ou história, aprenderá fenômenos, ou seja, a Segunda Guerra Mundial será tema para aprender conteúdos geográficos, históricos e até mesmo matemáticos, unindo assim diferentes professores em um estudo multidisciplinar. Hoje, as escolas finlandesas já são obrigadas a disponibilizar ao menos um período que utilize este tipo de ensino, já na capital Helsinki todas as escolas são obrigadas a oferecer dois períodos.

E você, o que acha deste novo tipo de ensino? Interessante? Comente!