Você tem uma boa ideia e gostaria de criar um blog como este? Eu sei, pode parecer difícil e talvez você nem saiba por onde começar, você pode sentir medo de arriscar, mas chega de todos esses sentimentos negativos! Agora vou ensinar a você como criar um lindo blog para que você possa deixar sua imaginação fluir em uma estrutura profissional! Vamos lá!

O primeiro passo é escolher um bom nome, o ideal é sempre optar por nomes curtos que passem a mensagem do seu blog, por exemplo, aqui escolhemos TriCurioso porque é curto, passa a mensagem, já que é um blog de curiosidades, e ainda tem um detalhe: O Tri é uma expressão gaúcha de intensidade, ou seja, este blog é para quem se considera mais do que curioso, entende? Então vamos lá, faça uma lista de nomes curtos, que passem a mensagem e façam sentido com o que você quer escrever.

contratar-dominio-parablogueiros

Agora você precisa escolher se gostaria que seu domínio fosse .com, .com.br, .net, enfim, existem uma infinidade! Após escolhido, você precisa descobrir se este domínio está disponível para você! Então você acessa http://www.parablogueiros.com/cliente/index.php e digita na área “Comece a busca por seu nome de domínio perfeito…” os nomes escolhidos até que encontre a combinação perfeita e pronta para você.

Após escolhido, você faz a contratação anual deste domínio, aqui vale ressaltar que este domínio será seu por UM ANO, depois disso você precisará renova-lo. Na ParaBlogueiros os domínios .com e .com.br custam R$49,90, o que dá menos que 5 reais por mês… É um investimento muito importante porque só um domínio contratado fará com que seu blog seja profissional, bonito e possibilita que você possa até ganhar dinheiro através de anúncios com ele.

planos-hospedagem-baratos-blogs-iniciantes-parablogueiros

E agora? Qual o segundo passo? Você precisa contratar uma hospedagem para este seu blog, como você está começando o Plano Starter da ParaBlogueiros é suficiente para você, o melhor é que custa apenas R$11,90/mês (http://www.parablogueiros.com/hospedagem-sites-e-blogs/) e já vem com WordPress instalado! Outro ponto positivo é o suporte da ParaBlogueiros que ajuda você em todo o processo, tirando todas as suas dúvidas!

E o Terceiro passo? Depois de contratada a hospedagem e ter o WordPress instalado chegou minha parte favorita: a escolha do theme! Existem uma infinidade de themes gratuitos e pagos na Internet para WordPress, como você está começando agora, talvez não valha a pena gastar muito com esta parte, por isso vou indicar aqui alguns themes já testados e gratuitos! Espero que você goste!

Activello

free-theme-wordpress-parablogueiros

Awaken

free-theme-wordpress-parablogueiros-1

Hemingway

free-theme-wordpress-parablogueiros-2

Escolhi três themes responsivos, personalizáveis e estilo clean, o que foca a atenção o seu leitor no conteúdo de maneira fácil e objetiva. Os dois primeiros têm slider, ferramenta que gosto bastante, e trazem o blog em duas colunas, qualquer um dos três que escolher são tiros certos para começar seu blog! Para instala-los, basta ir em ‘Aparência – Temas’ no seu WordPress, então clicar em ‘Adicionar Novo’ e digitar o nome do tema escolhido na busca. Se preferir, você também pode simplesmente fazer o download nos links que disponibilizei e fazer upload dentro do painel, mas a primeira opção é mais fácil. 😀

Depois disso é só escrever! Solte sua imaginação, escreva postagens relevantes, cadastre-se em agregadores de conteúdo como EuTeSalvo.com e AtoaNaNet.com.br para aumentar seu número de visitas, divulgue seu projeto para todos os que conseguir e trabalhe bem seu SEO, assim em pouco tempo você terá um fluxo interessante de visitantes e, depois de mais algum tempo, já poderá criar planos de PostPago e Banners para que possa recuperar seu investimento e viver do que ama fazer. Confesso, é um teste para sua paciência, mas tenho certeza que você se apaixonará pela vida de blogueiro!

Ah! Se precisar de qualquer ajuda, você pode me encontrar através do Chat da ParaBlogueiros ou através do e-mail [email protected]

Não esqueça de deixar seu comentário me contando se gostou da matéria e se ela foi útil para você!

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Johann Goethe