euteconto

Saduci era um belo príncipe conhecido por sua bravura e força, ele era muito feliz em sua terra natal e prezava pelo seu povo, mas isso até que os portugueses invadiram sua aldeia o sequestraram junto com sua família e inúmeros outros negros. Eles foram trazidos em um terrível navio negreiro ao Brasil onde foram tornados escravos da coroa. Aqui, faziam todo o trabalho das gigantes fazendas enquanto seus senhores ordenavam que lhe dessem grandes surras, pouco alimento e muita dor. Em pouco tempo Saduci reuniu uma legião de adoradores que confiavam nele e em sua promessa: o jovem príncipe jurava que iria se vingar. Os anos foram se passando e Saduci tornou-se um lider, ele estimulava todos a trabalharem direito para que não houvesse sofrimento, porém logo os senhores viram o poder de influência que aquele escravo tinha, por isso ordenaram que lhe dessem uma surra e sumissem com ele.

verdadeira-historia-saci-euteconto-tricurioso-3

E assim foi feito, seus capangas bateram tanto nele que quase lhe tiraram a vida, depois do feito o jogaram semi-morto na mata na esperança de que ele realmente falecesse. Porém, mal sabiam eles o quanto este pequeno príncipe era amado, inúmeros escravos arriscaram suas vidas na busca de Saduci e, quando finalmente o encontraram, o levaram até um Quilombo muito bem escondido em meio da floresta para que pudesse se recuperar. Quando se curou, Saduci começou a auxiliar na fuga de inúmeros escravos da região, ele era o melhor para se esconder na mata e indicar o caminho para o local seguro. Saduci tinha o costume de estar sempre com o cachimbo acesso, mas isso apenas para que pudesse rapidamente acender fogueiras durante a noite. Para proteger o esconderijo, o jovem sempre estava à espreita e quando observava que haviam acampamentos de capitães do mato aprontava as maiores traquinagens. Ele azedava o leite, queimava o arroz, dava nós nas crinas do cavalo, tudo o que pudesse atrapalha-los. Quando tudo estava limpo, ele erguia um pano vermelho, sinal de paz, depois de um tempo Saduci começou a usar um gorro vermelho para facilitar o trabalho.

verdadeira-historia-saci-euteconto-tricurioso-1

Infelizmente, um dia estes mesmos capitães acabaram o pegando e novamente lhe deram uma imensa surra, só que desta vez decidiram deixar uma marca, lhe tiraram sua perna e o deixaram sangrando na floresta. Saduci foi ajudado por seus amigos e rapidamente se recuperou e não deixou que aquele fato o impedisse, pelo contrário, seus planos de fuga aumentaram ainda mais de escala. Só que com este aumento, os portugueses acabaram o achando definitivamente e o matando, reza a lenda que mesmo após sua morte, o espírito do jovem príncipe ainda andava pela mata auxiliando na fuga de seus colegas e deixando aqueles homens maus bastante confusos.

verdadeira-historia-saci-euteconto-tricurioso-2

INFORMAÇÃO SURPRESA!

O príncipe Saduci só tornou-se Saci Pererê porque os brancos da época começaram a contar suas traquinagens e seu destino cruel para que, assim servisse de exemplo. Com o tempo, o conto começou a ser banalizado até que poucos realmente soubessem quem foi o grande Príncipe Guerreiro Saduci… Triste, você não acha? Comente!