Mistério

A triste verdadeira história de Saci Pererê – FELIZ HALLOWEEN!

euteconto

Saduci era um belo príncipe conhecido por sua bravura e força, ele era muito feliz em sua terra natal e prezava pelo seu povo, mas isso até que os portugueses invadiram sua aldeia o sequestraram junto com sua família e inúmeros outros negros. Eles foram trazidos em um terrível navio negreiro ao Brasil onde foram tornados escravos da coroa. Aqui, faziam todo o trabalho das gigantes fazendas enquanto seus senhores ordenavam que lhe dessem grandes surras, pouco alimento e muita dor. Em pouco tempo Saduci reuniu uma legião de adoradores que confiavam nele e em sua promessa: o jovem príncipe jurava que iria se vingar. Os anos foram se passando e Saduci tornou-se um lider, ele estimulava todos a trabalharem direito para que não houvesse sofrimento, porém logo os senhores viram o poder de influência que aquele escravo tinha, por isso ordenaram que lhe dessem uma surra e sumissem com ele.

verdadeira-historia-saci-euteconto-tricurioso-3

E assim foi feito, seus capangas bateram tanto nele que quase lhe tiraram a vida, depois do feito o jogaram semi-morto na mata na esperança de que ele realmente falecesse. Porém, mal sabiam eles o quanto este pequeno príncipe era amado, inúmeros escravos arriscaram suas vidas na busca de Saduci e, quando finalmente o encontraram, o levaram até um Quilombo muito bem escondido em meio da floresta para que pudesse se recuperar. Quando se curou, Saduci começou a auxiliar na fuga de inúmeros escravos da região, ele era o melhor para se esconder na mata e indicar o caminho para o local seguro. Saduci tinha o costume de estar sempre com o cachimbo acesso, mas isso apenas para que pudesse rapidamente acender fogueiras durante a noite. Para proteger o esconderijo, o jovem sempre estava à espreita e quando observava que haviam acampamentos de capitães do mato aprontava as maiores traquinagens. Ele azedava o leite, queimava o arroz, dava nós nas crinas do cavalo, tudo o que pudesse atrapalha-los. Quando tudo estava limpo, ele erguia um pano vermelho, sinal de paz, depois de um tempo Saduci começou a usar um gorro vermelho para facilitar o trabalho.

verdadeira-historia-saci-euteconto-tricurioso-1

Infelizmente, um dia estes mesmos capitães acabaram o pegando e novamente lhe deram uma imensa surra, só que desta vez decidiram deixar uma marca, lhe tiraram sua perna e o deixaram sangrando na floresta. Saduci foi ajudado por seus amigos e rapidamente se recuperou e não deixou que aquele fato o impedisse, pelo contrário, seus planos de fuga aumentaram ainda mais de escala. Só que com este aumento, os portugueses acabaram o achando definitivamente e o matando, reza a lenda que mesmo após sua morte, o espírito do jovem príncipe ainda andava pela mata auxiliando na fuga de seus colegas e deixando aqueles homens maus bastante confusos.

verdadeira-historia-saci-euteconto-tricurioso-2

INFORMAÇÃO SURPRESA!

O príncipe Saduci só tornou-se Saci Pererê porque os brancos da época começaram a contar suas traquinagens e seu destino cruel para que, assim servisse de exemplo. Com o tempo, o conto começou a ser banalizado até que poucos realmente soubessem quem foi o grande Príncipe Guerreiro Saduci… Triste, você não acha? Comente!

 

Participe! Deixe seu comentário...

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>