Sim, os sapos realmente “preveem” quando a chuva está para chegar, mas como será que eles sabem? Os sapos são muito sensíveis, sendo assim conseguem sentir vibrações de baixa frequência em seu ouvido interno e isso permite que consigam detectar a chuva até mesmo de dentro de seus refúgios subterrâneos. Os sapos são anfíbios e como tal preferem os ambientes úmidos que os abrigam durante os períodos de seca, pois assim conseguem manter a umidade necessária para a sua sobrevivência.

Segundo o investigador Rafael Márquez, “já se trabalhava com a hipótese de que esses animais eram sim capazes de detectar vibrações de baixa frequência…”. A equipe de cientistas decidiu fazer um experimento com exemplares de duas espécias diferentes (Sapo-de-unha-negra e Sapo-corredor), para realizar os testes necessários os sapos foram enterrados em locais construídos em dunas.

curiosidades sobre os sapos tricurioso

Um dispositivo enterrado a dez centímetros abaixo da superfície reproduziu então as vibrações de chuva, após o experimento foi descoberto que os sapos expostos ao estímulo saíram das dunas muito rápido, cerca de 26 minutos antes que os sapos que não receberam as vibrações. Para Márquz, está investigação permitiu entender melhor o papel dos órgãos especiais de detecção de vibrações encontrados em vários tipos de sapos.

Por essa você não esperava, não é mesmo? Ah! Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo… 🙂