Certamente você tem ou conhece pessoas que possuem certa superstição com as sextas feiras 13, não é mesmo? Sempre que percebemos que uma sexta-feira 13 está próxima já nos preocupamos, nem que seja um pouco. Alguns até fazem promessas, orações e dobram seus cuidados nesses dias para que nada de ruim aconteça.

Mas… Por que será que o número 13 é tão temido por nós?

Isso se deve a algo que está enraizado em nosso sub consciente, talvez até em nosso gene humano passado de geração para geração. Desde a antiguidade o número 13 é considerado de mal agouro, simbolo de azar. Uma das primeiras referências a sua má fama é o código de Hamurabi onde o número é visto diversas vezes.

É curioso que nosso calendário atual (que se baseis no calendário solar Juliano estabelecido no ano de 46 a.C.) tenha apenas 12 meses e mais curioso ainda é que cada mês que começa no Domingo possui uma sexta-feira 13 entre seus dias e cada ano que começa numa quinta-feira possui uma sexta-feira 13. Como já sabemos, são adotados muitos costumes antigos e festividades pagãs, uma delas é o Natal que tem em sua história 13 personagens, os apóstolos de Jesus.

nota de um dolar maconaria eua numero 13

Outro fato interessante é que curiosamente nos Estados Unidos, o treze não parece ser considerado de má sorte, talvez por sua origem Maçom. Por exemplo, se observarmos a nota de um dólar, esta possui uma águia, em uma de suas garras é possível ver um ramo de oliva com treze frutos e treze folhas, já na outra garra estão treze flechas. Também é possível ver, nessa mesma nota, uma piramide com treze degraus que leva ao olho que tudo vê. Vale lembrar também que a origem da nação americana se baseia nas treze colônias britânicas que foram estabelecidas no leste.