O buquê é uma das partes mais tradicionais de um casamento e o momento em que ele é jogado é o mais esperado pelos convidados que ainda não casaram, isto porque segundo a tradição, quem pega o buquê será a próxima a casar. O buquê também é símbolo de romance, comprar um buquê de rosas para seu cônjuge em geral torna o dia deste casal muito especial. Porém, agora vou acabar com suas noções de romance a respeito deste gesto, então prepare-se! hehe

No tempo da Grécia e Roma antiga a tradição era utilizar em seus colares de casamento diversas flores e ervas, acreditava-se que esta ação afastava os maus espíritos. Depois, durante o banquete, estas mulheres comiam o colar para alcançar poderes afrodisíacos… Porém, depois durante a Idade Média as coisas mudaram. Como bem sabemos, a higiene da época era extremamente precária. Os médicos da época começaram a condenar a prática do banho já que acreditavam que assim estariam de sujeitando a possíveis infecções. A igreja também ajudou muito, rotulando o ato como indecente, portanto as pessoas tomavam apenas um banho por ano no mês de maio. E a história piora: neste um banho toda a família utilizava a mesma água e era utilizado por idade, ou seja, os mais jovens tomavam banho com a água mais suja.

origem buque flores tricurioso 1

Os casamentos eram tradicionalmente realizados em junho, próximos a data do banho. Porém, como vimos anteriormente, as jovens eram quem tomavam banho por último na água mais suja, porém eram elas também que se casavam. Aqui, as flores do buquê eram utilizadas para disfarçar o mal odor da noiva, já que a estrela da noite não poderia estar cheirando mal, certo? Bizarro, não acha?