Lembra-se que em 2015 o cirurgião Sergio Canavero anunciou que em 2017 realizaria o primeiro transplante de cabeça do mundo? Este procedimento promete revolucionar a medicina ao transplantar a cabeça de alguém vivo e lúcido, porém com corpo danificado por doença degenerativa, para um corpo novo e perfeito.

Porém, em entrevista ao site alemão ooom.com o cirurgião anunciou mudanças em seus planos. Segundo ele a cirurgia ocorrerá dentro dos próximos 10 meses, abrindo a possibilidade para que aconteça apenas em 2018. Outra mudança será no paciente, na verdade o candidato russo Valery Spiridonov não fará mais o procedimento, em seu lugar ficou um paciente chinês não identificado.

Toda a cirurgia durará cerca de 36 horas e custará mais de R$42 milhões, a equipe que a fará será chinesa, liderada pelo reconhecido cirurgião Xiaoping Ren da universidade médica de Harbin. Ren participou do primeiro transplante de mão com sucesso dos EUA, ele também publicou um artigo relatando a experiência com sucesso da mesma cirurgia feita em ratos. Depois, ele e Canavero publicaram um artigo sobre a resposta científica ao procedimento.

transplante cabeca tricurioso 1

“No momento, só posso revelar que houve um progresso imenso em experimentos médicos que teriam parecido impossíveis apenas alguns meses atrás. […] As metas que já atingimos vão sem dúvida revolucionar a medicina” disse Canavero.

Segundo Canavero, em breve Ren fará uma entrevista coletiva para passar mais informações e o cronograma completo, porém ambos não pretendem entrar em detalhes já que irão submeter os resultados a publicações científicas renomadas. Ele também comentou que existem muitos candidatos chineses desejando participar, porém a decisão precisa ser tomada imediatamente antes da cirurgia já que serão necessários corpo e cabeça totalmente compatíveis para que seja um sucesso.