Segunda-feira é feriado, dia do trabalhador, porém você sabe qual a origem deste dia? No dia 1º de maio de 1886 milhares de pessoas em Chicago, EUA, entraram em greve pelo direito a melhores condições de trabalho. Naquele momento eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho que, na época, eram 13 horas diárias. Os protestos foram aumentando, assim atingindo diversas cidades norte-americanas e resultaram inúmeras mortes de manifestantes e policiais.

As manifestações tomaram tanta proporção que chegaram a diversos outros países até que em 1889 em Paris uma organização chamada Internacional Socialista que definiu 1º de maio como dia para relembrar os trabalhadores que começaram a revolução nos EUA. Dizem que aqui no Brasil o dia do trabalhador é comemorado desde 1895, porém apenas em 26 de setembro de 1924 que o Presidente Arthur Bernardes tornou a data feriado nacional. Mais 80 países dentre Portugal, Rússia, Espanha e Japão também tornaram este dia para folga.

dia do trabalho tricurioso

Quando Getúlio Vargas assumiu a data ganhou outro significado: em 1º de maio de 1940 ele estipulou o salário mínimo, no ano seguinte ele criou a Justiça do Trabalho. Sua intenção era tornar as manifestações dos operários uma maneira de celebrar os direitos conquistados.

Gostou? Então não esqueça de comentar!!! 😀