Não sei vocês, mas eu tenho muita rinite alérgica e passo grande parte do meu dia espirrando, por isso hoje resolvi pesquisar: Por que sentimos alergias?

Em nosso sistema imunológico existem células chamadas leucócitos, são elas as responsáveis por liberar ou bloquear a passagem de novas celulas para o nosso sistema através de informações em nosso código genético. Se essas novas células não estiverem por lá, imediatamente linfócitos, Th2 e anticorpos começam a agir. O grande objetivo deste sistema de defesa é impedir que vírus, bactérias e elementos que possam nos fazer mal entrem em nosso corpo.

Porém, muitas vezes os leucócitos agem em grande escala, exagerando quando alguns tipos comuns de alérgenos entram tentam ‘invadir’, alguns deles são pólen, amendoim, látex e o conhecido pó (meu principal mal). Então entra em ação um tipo específico de anticorpo chamado imunoglobulina E (lgE) que tenta expulsar a força esse corpo estranho e para isso se une as células de vários de nossos tecidos conjuntivos como as mucosas, sangue, pulmões. É essa reação que libera a histamina que causa os espirros, inchaços e outras reações alérgicas bizarras. Por isso temos alergias! 😀

por que temos alergias tricurioso 1

Gostou de descobrir? Comente!