É histórico e quem me conhece sabe que sou a maior sem noção da vida. Durante a primeira vez que voei de avião entrei na aeronave, fui em direção ao meu acento e ao chegar, a primeira coisa que fiz foi reclinar o banco para ficar confortável e dar aquela descansadinha. É claro que poucos minutos depois a aeromoça já apareceu do meu lado repreendendo, dizendo que o banco não poderia ficar naquela posição até que o avião decolasse. Mas afinal, por que não pode reclinar o banco do avião durante a decolagem ou aterrissagem?

Acontece que os assentos dos aviões são a maior proteção que um passageiro possui durante um acidente aéreo. Eles foram criados para suportar até 16x a força da gravidade durante um impacto. Durante um acidente, se você estiver ereto em seu banco a chance de sobreviver aumenta muito. Outro aspecto a ser observado é que se todas as poltronas estiverem reclinadas, seria muito mais difícil sair rapidamente em caso de acidente. Testes demonstram que, caso todas as poltronas estejam eretas, é possível evacuar uma aeronave em menos de 90 segundos.

por que bancos nao reclinar aviao tricurioso 1

Por último, manter os assentos na posição correta auxilia que a tripulação veja através das janelas, assim podendo observar se há fogo ou algo anormal acontecendo fora da aeronave. Ver um acidente logo no inicio faz com que todos consigam se organizar melhor, mais cedo e assim as chances de sobrevivência aumentam muito. Gostou das informações? Tenho certeza que da próxima vez que entrar em um avião, irá lembrar do TriCurioso e suas informações extremamente relevantes… hehe 😉