Mistérios

Você já sonhou com este rosto?

Fala pessoas, tudo bem com vocês? Hoje trago um post relativamente curto, mas que eu li quando mais nova e achei bem interessante.

É um post que ronda a net há anos e pode ser que já tenham visto ele antes! É o famoso post OLD, BUT GOLD (ou seja, mesmo sendo algo antigo, é algo valioso – na net podemos traduzir como algo velho, que todo mundo conhece).

Bem, o fato ocorreu eu Janeiro de 2006, quando um renomado psiquiatra de Nova York tinha como paciente, uma mulher que via com frequência o rosto do tal homem (foto abaixo). Ela dizia que sonhava com ele inúmeras vezes e que mais de uma delas ele vinha apenas para aconselhá-la na sua vida particular. O médico disse que poderia ser um rosto familiar, que a mulher já houvera visto. Ela, no entanto, negou. Disse nunca ter visto aquele rosto em sua vida.

Eis o homem:
germany

Até aí tudo bem….afinal o que tem sonhar com um rosto não é mesmo?

Mas a descoberta a seguir foi o que mais chocou: o desenho ficou na mesa do psiquiatra por meses, até que mais pessoas iam se consultar e reconheciam o rosto de seus sonhos. E pasmem: ninguém havia visto o rosto antes, assim como a primeira mulher.

O médico ficou assustado e mandou retratos deste homem há seus amigos. Recebeu a resposta de quatro deles. Estes haviam sonhado com o homem. Passaram a chamá-lo de THIS MAN (ou, traduzindo, este homem).

Após isso, espalharam-se cartazes pelas ruas a fim de saber quem mais havia sonhado com o tal homem. Dados de 2009 comprovaram que mais de 2 mil pessoas já haviam sonhado com ele. Grandes cidades por todo o mundo passaram a receber cartazes dele, inclusive Berlim, Los Angeles, Barcelona, Estocolmo e até mesmo São Paulo.

thisman2-e1358385307435

Estudos comprovaram que ele só existia nos sonhos. Ninguém com aparência parecida com ele fora achado.

Para explicar este evento, várias teorias foram feitas. Dentre elas destacam-se:

Teoria do Arquétipo:
A teoria criada por um psicanalista chamado Carl Jung, afirmava que as pessoas, ou o meio coletivo, poderiam sonhar com este homem, baseado no fato de várias pessoas sonharem com ele com um único fim: sanar ou ajudar em algumas questões emocionais. Quando se sentiam para baixo, ou eram sensíveis demais, o rosto do homem aparecia em seus sonhos.

Teoria do Surfador dos Sonhos:
Essa teoria defendia que o homem seria sim um ser real, capaz de entrar no sonho das pessoas por meio de alguns dotes psicológicos. Uns creem que ele tem o mesmo rosto na vida real. Outros que ele tem uma forma totalmente diferente. Até há especulações que ele é controlado por uma organização maior do que imaginamos.

Teoria da Imitação dos Sonhos:
Essa teoria é a mais simples. O que se vê, se faz. As pessoas eram expostas á figura do homem e seu subconsciente a gravava, devido ao fato de ter se impressionado com ela. Sendo assim, a pessoa acaba por sonhar com ele, sem ao menos ter algo a ver com o sensível descrito na 1ª teoria.

Mas pensa que acabou? Nada disso! A pesquisa gerou tanta repercussão que acabou por ter seu próprio site, a fim de que pessoas relatem seus sonhos e mandem os retratos deste homem. Eles buscam, com esse site, descobrir formas de entender o que realmente ocorre com quem o vê. Ficou curioso? Então clique aqui para acessar o site!

have-you-ever-dreamed-of-this-man-111-1421265329

Apesar de toda esta especulação, descobriu-se algo bastante interessante…  O conhecido site E-Farsas fez uma busca pela internet em 2013 e constatou que tudo não passava de um viral. Isto mesmo, o site criado para trocar informações sobre este perturbador rosto foi registrado por um italiano chamado Andrea Natella, um sociólogo e jornalista, sócio-fundador da agencia GuerrigliaMarketing, famosa por criar virais na internet. Poucos meses depois, a página foi comprada pela produtora de filmes de terror Ghost House Pictures, ela estava trabalhando em um filme chamando “This Man”, de Bryan Bertino.

Ou seja, todos fomos enganados em prol de uma inteligente propaganda viral para um filme de terror, semelhante ao caso que presenciamos este ano a respeito do “Charlie Charlie Challenge”. Não há nada de paranormal ou misterioso nesta história.

Mas e aí? Já sonhou com este homem? Duvida que seja uma farsa? Conte para a gente nos comentários ;D

Você já assistiu nosso último vídeo no Canal Experimentando?

Clique aqui para assistir no YouTube

Você também pode gostar de