Categorias: Mistérios

O Mistério de Kalachi: A aldeia cuja população caia no sono de repente

E se você, sem motivos aparentes, caísse profundamente no sono e passasse vários dias assim? O que para os insones de plantão talvez parecesse um milagre, para os 582 habitantes da aldeia de Kalachi, no Cazaquistão, tem sido uma maldição.

Pelo menos 120 pessoas foram afetadas por este estranho acontecimento, há registro de casos desde 2010, mas eles se intensificaram em 2013. O mais bizarro é que o sono simplesmente surge do nada e de maneira irresistível. Há relatos de moradores que, inclusive, se acidentaram no trânsito por causa disso.

Os médicos se desesperaram, não sabiam o que estava acontecendo, começaram a suspeitar do céu, do ar, da água e até mesmo da vodca que bebiam. Este vilarejo fica perto de um antigo povoado fantasma que abrigava minas de urânio, portanto, as suspeitas começaram a recair sobre estas minas.

Porém, só agora que este grande e estranho mistério foi desvendado: Tudo ocorre por causa da união de monóxido de carbono com partículas de hidrocarburetos que estão na atmosfera do local.

“Depois de fazer exames em todos os habitantes, recebemos a confirmação dos laboratórios (…), a causa principal é o monóxido de carbono. Quando o monóxido de carbono (CO) e os níveis de hidrocarbonetos (CH) aumentam, o oxigênio baixa e produz esses desmaios”, constatou em entrevista coletiva o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão Berdybeck Saparbayev.

A razão levou tanto tempo para ser descoberta pelo fato de as medições destes componentes mostrarem que os índices estavam sempre normais. O fenômeno só ocorria quando havia a estranha combinação de pouquíssimo oxigênio com excesso de CO e CH, isto só acontecia em certas condições atmosféricas pois, normalmente, estes três componentes sempre se encontravam separadamente em níveis normais de atuação, portanto nunca levantaram suspeitas.

E, é claro, a origem desta curiosa combinação está em Krasnogorsk, o vilarejo fantasma, porém não tem ligação direta com o próprio Urano que ele esconde. Acontece que nestas minas antigas utilizava-se muitas estruturas de madeira, quando a mina deste vilarejo foi fechada, encheram ela de água e, ao manter a madeira em contato com esta água, houve a produção de monóxido de carbono.

Agora, as famílias que ali moravam estão sendo realocadas pelo governo, dando fim ao grande mistério do povoado que já vinha sendo chamado de “Sleepy Hollow” (buraco do sono, em tradução livre). O que você acharia de viver em um local assim? Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião. 😉

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

2 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

5 horas atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

1 dia atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

2 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

3 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

4 dias atrás