Curiosidades

Aranha “voadora” é descoberta na América do Sul

Aranha “voadora” é descoberta na América do Sul

Fala pessoas, tudo bem com vocês? Sinto informar aos aracnofóbicos que uma aranha capaz de voar, e que habita as florestas tropicais da América do Sul, foi descobertas aqui no Brasil, na Amazônia. #partiuAmazônia

Trata-se da aranha Selenop banksi, uma espécie de aracnídeo de grande porte (denominadas Flatties), que tem a capacidade de planar sobre sua trajetória. Calma, calma, essas belezinhas não possuem asas e nem nada do tipo, como algumas espécies de baratas, elas não vão passar voando sobre suas cabeças para falar um oi ASUHASUH mas ainda assim, para a ciência, a descoberta desse animal foi uma grande conquista.

A incrível descoberta foi anunciada pelo periódico The Royal Society Interface, que também colocou esta imagem abaixo, ilustrando como a aranha faz para planar. Podemos ver que ela tem o corpo um pouco mais achatado do que o normal:

Elas, além de mais achatadas, medem apenas (ou não) 12 cm. Os cientistas ficaram boquiabertos. Alegaram que aranhas não possuem asas e que não podem voar. O feito mostra como a evolução desses seres os ajuda quando é necessário escapar pelos ares.

Ainda completaram dizendo que acreditam que elas adquiriram essa habilidade por viverem e se alimentarem nas árvores, ao invés do solo, e isso faz com que o transporte seja mais fácil. Elas planam de tronco em tronco ao invés de cair no solo, onde podem ser alvo de predadores. Os pesquisadores queriam testar espécies de artrópodes que pudessem voar e para isso jogaram algumas aranhas de diferentes alturas para observarem sua capacidade de voo (?!). Obtiveram sucesso com várias espécies de animais, como formigas que planavam rumo ao chão, mas aranhas, esta foi a primeira.

aranha-stephen-kv6G-U1015586256863jE-1024x680@GP-Web

E pasmem: a espessura desta aranha é a mesma que uma MOEDA! SIM, MOEDA! Para ajudar a planar melhor. Foram testados 59 espécimes e dentre eles 93% foram capazes de planar, controlando o voo e 86% de apenas ir de um ponto a outro de forma mais direta. Algumas perguntas, como por exemplo, como será a visão destas aranhas ainda não possuem solução, mas cientistas afirmam que o modo como planam, pode ser de grande valia para a ciência, especialmente para a parte de robótica, devido aos seus movimentos corporais. Interessante não?

Segue o vídeo feito pelo National Geographic sobre estas aranhas em ação:

Gostaram? Já tinham ouvido falar nesta aranha? Não esqueçam de deixar aquele comment! ;D

Leia Também: