Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Você sabe o que foi o Bug do Milênio?

Fala pessoas, tudo bem com vocês? Hoje trago uma curiosidade que, hoje em dia, em meio a tantos avanços tecnológicos pode até soar engraçado. Não podemos negar que a tecnologia têm se mostrado cada vez mais presente e fundamental em nosso dia-a-dia. Então pensar que um dia ela foi o maior medo da humanidade, justamente por iniciar seu trabalho, chega a ser irônico. Este foi o Bug do Milênio. Foi a passagem de 1999 para o ano de 2000. O medo era que as máquinas gerassem um pane tão incontrolável, que acabaria com todos os serviços e sistemas na Terra.

bug

O medo começou porque o calendário interno usado desde 1960 era de dois dígitos, ou seja depois do 99 viria o 00 e com isso tinha-se o medo de que o ano 2000 não viraria; no lugar dele teríamos o ano de 1900 de novo ou 19100. Porém o medo era em vão: os computadores podiam ter quatro dígitos em suas datas. Porém isso não foi suficiente para que não se gastasse mais de US$ 300 BILHÕES em medidas preventivas no mundo todo. Em si o Bug não causou quase nenhum dano. Os maiores foram: falhas em alguns terminais rodoviários na Austrália, alguns testes médicos na Inglaterra e em medidores de radiação no Japão. E alguns computadores menos avançados marcavam a data de 01/01/19100, logo consertada pelos sistemas.

Bug-Milenio-2000
Mas o medo alcançou alguns setores, como os citados abaixo:

“It´s raaaining planes” ♪ : O medo era de que este bug pudesse causar interferências nas linhas aéreas e em áreas radioativas, causando a queda de aeronaves e material radioativo.

Roubando geral: Os cadeados e os cofres mais bem protegidos eram mantidos por sistemas computadorizados. Com o bug o medo era de que os roubos fossem mais frequentes e as grandes cidades estivessem ameaçadas.

Sem $$: O pânico na área da economia também estava lançado, os sistemas bancários poderiam entrar em colapso e com isso informações sobre proprietários de bens poderiam vazar. Com isso haveria a quebra dos bancos e com eles, a economia também ruiria

Advertisement. Scroll to continue reading.

Quem apagou a luz?: Como os sistemas de luz e água já dependiam de máquinas, o medo era que as pessoas vivessem no escuro e com isso, haveria o colapso no trânsito e no comércio.

Vamos a pé mesmo: Com o bug, os grandes meios de transportes públicos, como metrôs e trens entrariam em colapso e o povo não teria como se locomover para o trabalho ou para casa, por exemplo.

21931

Pesquisadores afirmam que em janeiro 2038 um “bug” muito parecido pode ocorrer. Mas será verdade?

E então, já ouviram falar nesse bug? Viveram e se lembram dele? Se sim, comentem o que mais temiam ou se não, o que acham que pode ocorrer no mundo hoje e se a previsão de 2038 é verdadeira ;D

Advertisement. Scroll to continue reading.

+ Lidas da Semana

Advertisement

Leia Mais