Tecnologia

Profissões Para Quem Quer Trabalhar na Internet

Profissões Para Quem Quer Trabalhar na Internet
Fonte: Trabalhar Pela Net

Trabalhar na Internet, ou melhor, com a Internet, nos últimos deixou de ser coisa de “nerd” ou restrita e já é algo disseminado e que traz várias possibilidades. Seja no computador ou notebook – às vezes até o celular -, a web não apenas facilitou o acesso à informação e a atuação de certos profissionais, como também criou áreas que não existiam antes da sua invenção. Conheça profissões e áreas que foram criadas por causa da Internet.

Arquiteto da informação

imagem ilustrativa sobre a profissão arquiteto da informação

Hoje pode-se dizer que toda (ou quase toda) empresa possui um site – ou pelo menos deveria possuir. Estar presente na web é fundamental para que um negócio, profissional liberal, instituição, marca etc seja conhecida. E quem planeja um site? É o arquiteto da informação.

Porém, é importante perceber que um site não é feito por apenas uma pessoa, e sim por um trio de profissionais especializados em trabalhar na Internet (abaixo você confere mais sobre cada um) que atua em conjunto. O primeiro passo é dado pelo arquiteto da informação, que é responsável por pensar o conteúdo, a estrutura, navegabilidade, objetivo e a hierarquia das informações contidas em um site.

Para entender facilmente a atuação desse profissional, vale compará-lo com um arquiteto de edificações, por exemplo. Ele realiza o planejamento dos cômodos e espaços, criando a planta de uma construção. O arquiteto da informação faz o mesmo, só que com um site.

Web-developer

imagem ilustrativa de como trabalhar na internet como um web-developer

Fonte: TinoShare

É responsável por programar e elaborar a parte técnica e tecnológica do site. Lidando com linguagens de programação e configuração de banco de dados, entre outras tarefas, o web-developer constrói as bases tecnológicas que irão colocar o site no ar, garantindo que todos os dados, informações e o conteúdo dele sejam transmitidos e recebidos de forma correta, segura e eficiente.

Web-designer

imagem ilustrativa de como trabalhar na internet como web-designer

Fonte: Encontre O Profissional

Essa é a profissão que fica encarregada do visual de um site. O web-designer garante que além de atraente e organizado, um site também tenha fácil e rápida navegação, que as informações estejam apresentadas de forma clara e legível e que o usuário tenha a melhor experiência possível ao navegar pelas páginas.

Webwriter

trabalhar na internet como webwriter

Fonte: Diretriz Digital

Por fim, é o redator que irá transportar os dados e informações levantados pelo arquiteto da informação para as páginas do site, garantindo que tudo esteja correto (gramaticalmente) e que a linguagem utilizada seja correspondente ao púbico que acessará a página. Utiliza técnicas e estratégias propícias da web, como o uso de links, por exemplo.

SEO

imagem ilustrativa sobre como trabalhar na internet como seo

Fonte: Lugela

 

Porém, com toda essa popularidade dos sites (e também dos profissionais responsáveis por criá-los), surgiu um problema: há muita concorrência pela atenção de quem navega na Internet visitando várias e várias páginas.

Aí entra o SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês), que é a área de atuação responsável por fazer com que sites sejam mais fáceis de serem encontrados em buscadores – como o Google. Nessa área atuam diversos tipos diferentes de profissionais realizando melhorias técnicas e ações para aumentar a “popularidade” de um site.

Social media

imagem ilustrativa sobre como trabalhar na internet como social media

Fonte: WhitersWorldWide

Como a web é muito dinâmica e muda constantemente, há quem diga que os sites já estão antiquados e que, agora, o importante mesmo são as redes sociais. Portanto, elas apresentam uma grande oportunidade para quem quer trabalhar na Internet. O social media é o profissional responsável por planejar, publicar e administrar o conteúdo e a interação das redes sociais de marcas e até de pessoas nas mais diversas plataformas.

Profissionais de marketing digital

imagem ilustrativo sobre como trabalhar na internet com marketing digital

Fonte: Mexidão

A publicidade está em todo lugar, então é claro que ela tomaria a web também. O marketing digital compreende uma grande gama de profissões e áreas de atuação que tem o objetivo de propagandear e vender produtos e serviços através da Internet. Anúncios em vídeos, resultados pagos em buscadores, email marketing, posts patrocinados… É longa a lista de possibilidades que esperam os profissionais interessados em se especializar nessa forma de trabalhar na Internet.

Blogueiro

blogueiro escrevendo em seu blog como trabalhar na internet

Fonte: Doz

Foi-se o tempo em que escrever num blog era apenas uma forma de manter um diário virtual. Hoje, esse tipo de site se tornou um grande veículo, e os profissionais responsáveis por abastecê-los com conteúdo, uma profissão. Ser blogueiro pode envolver desde escrever sobre dicas de maquiagem até trazer noticias e artigos informacionais – como é o caso aqui do Tri Curioso.

Youtuber

imagem ilustrativa sobre youtube

Fonte: How2BeCool

Essa é provavelmente a profissão mais nova da lista. Após ser adquirido pelo Google, o Youtube (hoje a maior plataforma de vídeos online do mundo) se firmou como um sucesso mundialmente conhecido e acessado. Isso, claro, também mudou o mercado de trabalho com o surgimento dos youtubers: profissionais focados em criar conteúdo audiovisual para seus canais no site.

Diários de viagens, dicas de empreendedorismo, animações, dicas de relacionamentos… A área de atuação dos youtubers é tão vasta quanto a Internet em si – tudo depende dos interesses do profissional e do interesse de seu público espectador.

E essas são apenas algumas das principais e mais novas profissões restritamente ligadas à Internet. Além dessas, claro, a web ainda traz outra revolução: a possibilidade de mesmo quem trabalha em áreas mais “tradicionais” – como advogados, por exemplo – trabalharem direto de seus lares, no sistema de home office.

E você, gostaria de trabalhar na Internet em que área de atuação?

Esse post foi uma colaboração da Cinco TI, uma das melhores empresas de tecnologia da internet.

Leia Também: