Noticias

Peru investiga a causa da morte de 10 mil rãs na região do Titicaca

Fala pessoas, tudo bem com vocês? Hoje trago uma notícia bem curiosa, a morte bizarra de mais de 10 mil (MIL) rãs nos arredores do Lago Titicaca, no Peru… Vamos conferir as informações até agora divulgadas pela agência ambiental do país.

A rã em questão se trata da “Rã Gigante do Titicaca” que, além de considerada em alto risco de extinção, ainda só pode ser encontrada nos lagos e lagoas daquela região. O Comitê de Luta Contra a Contaminação do Lago Coata disse, em nota, que acusa a poluição desenfreada do rio como causa principal das mortes. A falta de conscientização da população sobre os riscos decorrentes desse excesso de poluentes jogados por ali, também fora citada.

Rã Gigante do Titicaca ( Telmatobius coleus)

Rã Gigante do Titicaca (Telmatobius coleus)

Como forma de protesto, ativistas levaram cerca de cem rãs para a praça central da capital regional, Puno. De acordo com a líder do comitê Maruja Inquilla, foi necessário tal ato para que as autoridades vissem que a poluição está fora de controle e fizessem algo urgente.

Já o Serviço Nacional Florestal e de Fauna Silvestre (SEFOR) alegou que está analisando e buscando as causas do ocorrido e declarou, em nota, que “10 mil rãs foram afetadas ao longo de cerca de 50km”. A Rã Gigante é conhecida por sua pele bem enrugada para aumentar a superfície de contato do seu corpo, absorvendo mais oxigênio (O2) e sua caça e motivo de extinção ocorre pela poluição de seu habitat, bem como a caça desenfreada por sua carne.

E então pessoas, o que acharam do caso? Acham que há mais motivos do que só a poluição para esse número alarmante de mortes? Não deixem de comentar! <3

Participe! Deixe seu comentário...

Você também pode gostar de