Todos nós já vimos soldados utilizando boinas e, apesar de ser um acessório interessante que já caiu nas graças dos civis, esta cobertura tem significados muito importantes para o universo militar.

O que chamamos regularmente de chapéu ou boné, os militares chamam de cobertura. Quepe (uniforme de gala e passeio) gorro de pala (boné), bibico (algo semelhante aos chapéu de chef) e boina são alguns deles. Como sabemos, está última cobertura é bastante popular aqui no Brasil, sendo o preferido das polícias militares, forças especiais e patentes do exército.

Infelizmente sua origem não é bem definida na história, porém sabe-se que os civis o utilizaram muito antes que os oficiais. Para provar isso, basta se lembrar dos conhecidos pintores de séculos passados que pintavam utilizando suas boinas. Existe também a tradição escocesa da boina que acompanha as saias xadrez e a imensa gaita de fole. Porém, acredita-se que a primeira tropa a utilizar boina era composta pelos Caçadores Alpinos Franceses do Século XIX chamados de boinas azuis.

por que soldados usam boinas tricurioso 1

Por volta de 1950 após o uso dos franceses, os portugueses também aderiram a boina em sua equipe de paraquedistas que hoje são chamados de boinas verde. Vale lembrar que a França é a escola militar de Portugal que acabou sendo a origem das nossas Forças Armadas. Será que foi uma tradição passada de país para país? Dizem os especialistas que a boina não apenas propõe ostensividade aos policiais como se tornou símbolo de pronto emprego e operacionalidade policial e militar. Ou seja, ao vermos boinas, sabemos que de uma forma ou outra estamos protegidos. Gostou de conhecer estas informações? Comente!

ATUALIZAÇÃO: O Militar Luciano Bergendahl achou importante acrescentar algumas informações. Portanto, aqui vão elas:

“A cobertura tem como finalidade proteger a cabeça é claro, não vamos falar de todas, pois a questão aqui é Boina militar. Antes do surgimento das viaturas blindadas, o militar usava o boné ou gorro para as instruções internas e quepe para as externas ou sociais e capacete no combate. Com o advento das viaturas militares, carros de combate e similares, a pala do gorro tornou-se um problema para se movimentar dentro de viaturas pois os espaços são apertados, e também por ter que lidar com óleos e graxas, o gorro ou boné rapidamente ficava sujo e manchado de preto; optou-se então por usar a boina preta por dois motivos, nao tem pala, que facilita o movimento dentre da viatura e sua cor não aparece sujeira. inicialmente foi adotada por tropas blindadas e mecanizadas, depois espalhou-se pelas unidades do exercito que a adotaram como uniforme, conde criaram-se varias cores de acordo com a arma e ou curso. Ex cavalaria preta, infantaria verde, paraquedista bordo, tropa de serva rajada e por ai vai.”

Obrigada, Luciano pela contribuição!