Quem ai nunca virou o quintal em busca de um trevo de quatro folhas para ter toda a sorte do mundo? Eu confesso que nunca consegui achar nenhum. Mas afinal, porque os trevos de quatro folhas são tão raros?

Acontece que os trevos de quatro folhas são mutantes! Este tipo de trevo é comum na Europa, Norte da África e norte e oeste da Ásia e Estados Unidos. Eles possuem apenas uma folha subdividida em folíolos, sua maioria possui apenas três, conforme o próprio nome científico Trifolium repens refere. Porém, em alguns momentos específicos aparecem raros trevos que possuem quatro folíolos em função de uma certa mutação genética. A ciência pouco sabe sobre esta anomalia, ainda não tendo encontrado o gene responsável por essa modificação.

trevo de quatro folhas raro tricurioso 1

Mas aqui vai um fato interessante: Já se sabe que o clima interfere diretamente no surgimento destes trevos tão raros, quanto mais a temperatura sobre no verão, mais comum ele se torna. Só que não é bom se animar muito, isto porque a cada 10 mil trevos comuns, apenas um é de quatro folhas. Já sabia dessa informação? Comente!