Bizarro

Oymyakon: Conheça a cidade mais fria do mundo!

É caro leitor, o inverno chegou na última quinta-feira (21), mas desde então vem nos fazendo tirar a poeira de nossos casacos e edredões. Se aqui, um país tropical como o Brasil, em suas extremidades (como o extremo-sul do país, bem pertinho de onde parte da equipe do TriCurioso vive) passa um frio congelante, não é de duvidar que somos um pouco frescos e exagerados quando o assunto é frio, principalmente comparado ao assunto da matéria.

Hoje nós iremos falar de Oymyakon, a considerada mais fria cidade de todo o mundo. Ela possui quantos habitantes? Qual o clima normal de lá? Qual foi o clima mais frio de lá? Como é viver lá? O TriCurioso te conta!

A cerca de 9.150 quilômetros da capital da Rússia, Moscou, mais de mil quilômetros à mais entre Moscou e Tóquio, capital do Japão. Oymyakon é uma cidade que fica na região da Sibéria, mais precisamente no leste. A cidade possui pouquíssimos (e corajosos) habitantes, cerca de 500 habitantes. O clima da cidade é bem variado. No início do ano (e do inverno europeu), as temperaturas da cidade vão de -42°C até -49°C. Já no mês de maio, a temperatura vai de 4°C à 10°C. Na data de hoje, a estimativa de clima do Google é de 14°C. Considerando que agora é o verão russo, esse é um dos períodos mais quentes da cidade, período favorito entre os turistas.

O clima mais frio da cidade foi no ano de 1974, quando Oymyakon registrou incríveis -71°C!

Sobre viver na cidade, um dos moradores comentou sobre em uma entrevista:

“Temos tudo. Academia, café, clubes, bibliotecas, museus, lojas, farmácias”. Há também médicos para cuidados primários e pediatria, e se acontecer algo mais grave, transportam o paciente para a cidade. Max, de 30 anos, gosta de passar seu tempo livre na academia, pescando e assistindo a filmes norte-americanos. “Também gosto de viajar de carro ou moto, e nos últimos anos estou muito interessado em turismo, vídeo e fotografia. Há muitas coisas interessantes para fazer aqui”. disse ele em entrevista.

As duas principais atividades econômicas são mineração e criação de gados. A cidade recebe receita do estado para manter a economia da região estável. A mineração foca em extração de ouro e tem minas de antimônio, uma categoria de metal mais raro. Eles possuem um aquecimento, que é fornecido 24 horas, mas sem água corrente, já que nessa temperatura, a água é congelada.

Mas e você? Conhecia Oymyakon? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Fábio Carneiro

Matérias Recentes

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

19 horas atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

2 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

3 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

3 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

4 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

4 dias atrás