Tancredo Neves, primeiro Presidente da República civil depois de duas décadas de governo militar, iria tomar posse no dia 15 de março de 1985, porém algumas horas antes de sua posse, quando participava de uma missa na Catedral de Brasília, Tancredo foi hospitalizado vindo a falecer trinta e oito dias depois em 21 de Abril, sendo sucedido no poder pelo seu vice José Sarney. Contudo baseados na foto abaixo, tirada no Hospital de Base do Distrito Federal, para o qual o presidente eleito foi levado e permaneceu internado até a morte, questionamentos surgiram…

tancredo neves tricurioso 2

…tecnicamente, se Tancredo tivesse morrido antes da posse, teria de haver outra eleição, contudo, transcorrida a data da posse, como aconteceu o vice poderia assumir a Presidência da República. Tancredo embora idoso, com 75 anos,  e eleito para ficar no poder por dois anos, num mandato de transição e convocar eleições diretas, não era o candidato dos militares que o antecederam no poder e declarações sua antes de ser eleito de que daria calote na dívida externa incomodavam os Estados Unidos da América, que apoiava o governo militar.

O General Newton Cruz, comandante do militar do Planalto antes da eleição de Tancredo no governo do General Figueiredo, declarou em entrevista à TV Cultura que Paulo Maluf, rival político de Tancredo e candidato preferido pelos militares, sugeriu a ele que dessem um golpe de estado se Tancredo Neves fosse o candidato eleito, isso seis meses antes da eleição pelo colégio eleitoral. Resumindo, ao staff no poder no período não era nenhum pouco interessante a eleição e posse de Tancredo.

Retornando à foto, reparem que Tancredo está com o corpo torto na foto, inclusive o pescoço, e que os médicos parecem sustentá-lo na posição em que está, a pessoa à direita do presidente o segura pelo braço e, a outra, à esquerda deliberadamente apoia o seu corpo. O uso lenço no pescoço não seria habitual de Tancredo, ou seja, o lenço teria a finalidade de esconder algo, por fim, seria uma farsa. Para muitos Tancredo Neves já estaria morto nesta foto. Sim, morto, justamente para que depois de assassinado, transcorresse o prazo (com o país pensando que o presidente ainda estivesse vivo) para que seu vice, Sarney, pudesse tomar posse ao invés dele e não ocorresse outra eleição, como já explicamos. Assim sendo, surgem as famosas teorias conspiratórias:

hospital de base tricurioso

1. Tancredo envenenado: Levado ao Hospital de Base, cogitou-se transferir Tancredo para o Instituto do Coração de São Paulo, entretanto os médicos negaram esta possibilidade, alegando que dentro de uma hora o presidente deveria ser operado, sendo que a cirurgia de fato demorou cerca de três horas para ser feita;

A UTI daquele hospital estava desativada para reforma. Claramente Tancredo não deveria ter permanecido ali internado, pois mesmo após a primeira cirurgia vieram outras seis e como já citamos trinta e oito dias de internação.

Antes da posse, Tancredo Neves estava provisoriamente instalado na Granja do Riacho Fundo em Brasília, seu mordomo na ocasião João Rosa, ao mesmo tempo em que o presidente era internado também começou a passar mal e foi internado, passando por sete cirurgias como Tancredo e falecendo dezesseis dias depois. O diagnóstico inicial de João foi o mesmo de Tancredo, diverticulite. Ou, seja, convivendo no mesmo ambiente com Tancredo Neves, o mordomo acabou envenenado da mesma forma.

Tancredo Missa

Tancredo Neves assistindo à missa antes da posse presidencial.

2. Tancredo baleado: Durante a celebração da missa na qual Tancredo Neves passou mal, ocorreu um apagão e segundo vários presentes, ouviu-se um tiro (um tiro na escuridão… o cara atirava muito bem hein!!!…ou foi a queima roupa???), este tiro teria acertado Tancredo. O presidente já teria chegado morto ao hospital e toda a farsa envolvendo, inclusive a referida foto, foi montada.

A repórter da TV Globo, Glória Maria, presente na ocasião, teria visto tudo, por isso fora censurada. A Globo ficou alguns dias fora do ar, logo Glória fora transferida para Marrocos, como correspondente internacional e anos depois voltaria com status elevado à Globo.

Gloria Maria 1

Glória Maria, nesta foto apresentando o programa dominical Fantástico, da TV Globo.

Em ambas as hipóteses, 1 e 2, os conspiracionistas contra Tancredo teriam recebido apoio da CIA, Agência de inteligência dos EUA (lembrando Tancredo chegou a declarar “que não pagaria a dívida externa com o sofrimento do povo brasileiro”), na primeira opção, a CIA teria fornecido o veneno, já na segunda a bala. Sim, uma bala de gelo não metálica com veneno dentro, a substância preparada agiria de forma a sedar a vítima que nem percebe que foi baleada e causando a doença fatal.

Existe ainda esta outra foto, que seria a prova cabal para os céticos destas teorias de que não passam de invenção e de que Tancredo Naves realmente faleceu devido à complicações de sua saúde. Na foto, no mesmo contexto da anterior, agora Tancredo aparece acompanhado da esposa, dona Risoleta Neves.

tancredo neves tricurioso 1

No que você acredita? Comente!