Se você gosta de cerveja, já deve ter parado para pensar em o que vai em sua composição, como é feita e principalmente: Quem inventou a cerveja? Pensando nisso, hoje resolvi pesquisar sobre esta bebida tão amada pelo povo brasileiro e trazer algumas respostas. Espero que goste!

Pois mais uma vez, tenho a infelicidade de informar que não existe historicamente alguém que seja considerado o inventor da cerveja. Isso porque é difícil até mesmo precisar quando e por qual civilização ela foi criada. Porém, acredita-se que as primeiras bebidas fermentadas tenham surgido junto a criação da agricultura cereal há cerca de 12 mil anos. Na evolução da humanidade, as tribos caçadoras começaram a se estabelecer como civilizações agrárias onde produziam trigo, arroz, cevada e milho. Durante este processo de modificação, é possível que eles tenham descoberto o processo de fermentação e também as primeiras experiências com a produção da cerveja.

quem inventou cerveja tricurioso 2

Inclusive, alguns antropólogos tem discutido sobre a possibilidade destas gerações terem uma sede insaciável por bebidas alcoólicas que teria até mesmo contribuido para a Revolução Neolítica, assim inspirando as novas tecnologias de agricultura. A bebida feita com álcool mais antiga que se possui registro é uma receita chinesa que já possui 9 mil anos, sendo feita de arroz, mel e frutas. Já a primeira cerveja que se tem um possível registro nasceu no Oriente Médio. Provas dizem que a produção iniciou há 5 mil anos e foi feita pelos sumérios da antiga Mesopotâmia. Foram encontrados alguns vasos de cerâmica datados de 3400 a.C que ainda estavam pegajosos e com resíduos de cerveja.

Também existe registros de algo chamado Hymm to Ninkasi de 1800 a.C que seria um presente à deusa suméria Ninkasi onde é descrito o processo de fabricação de um tipo antigo de cerveja feito por sacerdotisas. Sua espuma repleta de nutrientes agregou muito a dieta dos sumérios, além de ser uma ótima alternativa à água de rios e lagos que, muitas vezes, eram contaminados por resíduos de outros animais. Ainda nos tempos antigos, outro império que se apaixonou pela cerveja foi o Babilônico e também o Egípcio. Os trabalhadores que exerciam tarefas braçais ao redor do Rio Nilo muitas vezes recebiam como pagamento bebidas doces e fermentadas, o interessante é que desde o próprio Faraó até crianças pequenas, todos bebiam o tipo antigo de cerveja que fazia parte de suas dietas.

quem inventou cerveja tricurioso

Friends toasting with beer.

Diversas das receitas antigas incluíam aditivos curiosos tais como mandrágoras azeite de oliva, flores e frutos. A receita semelhante a que hoje conhecemos só surgiu na Idade Média quando monges cristãos iniciaram sua produção com lúpulo. Muito curioso, não acha? Comente!