Não há expressão mais fácil, rápida e até mesmo preguiçosa que OK. Qualquer outra frase afirmativa acaba sendo até exaustiva e detalhada, logo fica muito mais fácil só dizer ‘OK’ e seguir seu dia-a-dia. Porém, há poucos minutos ao dizer OK ao Edu, fiquei pensando: Como surgiu a gíria ok? Vamos descobrir! 🙂

Em 1996 Marcelo Duarte publicou um livro ao qual chamou de O Guia dos Curiosos onde ele faz todo um apanhado histórico sobre diversas coisas, dentre elas a expressão OK. Segundo ele, existem algumas teorias sobre a origem da expressão OK. Uma delas fala que OK significaria, na verdade, All Correct (tudo certo), porém não seria possível utilizar AC já que a sigla significava ‘alternating current’ (corrente alternada). Por isso, a gíria sofreu uma leve alteração onde se dizia Oll Korrect, ou seja, OK.

como surgiu expressao ok tricurioso01

Já a segunda teoria envolve a Guerra da Secessão que ocorreu entre 1861 e 1865 os Estados Unidos. Por lá, as pessoas marcavam na fachada de suas casas as letras O e K que, na verdade, significavam 0 Killed, ou seja, zero mortos. Assim, as autoridades eram informadas sobre as baixas que a guerra acabou causando. Uma curiosidade interessante sobre a expressão OK é que esta foi a primeira palavra dita na Lua. Enquanto Neil Armstrong fica por ai se gabando sobre ser o primeiro homem a pisar na Lua, o crédito pela primeira palavra fica para Edwin Aldrin que disse OK pouco depois de pousar no Módulo Lunar Eagle durante a missão Apollo 11 no dia 20 de julho de 1969.

Você sabia que OK tinha tal origem histórica? Comente!