O movimento é algo que sempre fascinou a humanidade: Dança, Esporte, Arte (ou mesmo em pinturas, que sempre acabam estimulando nossa imaginação, sugerindo movimentos) ou até mesmo atividades cotidianas, como derrubar no chão aquele ovo que você ia fritar, sem querer. Uma das curiosidades que sempre passaram pela minha cabeça (e creio que pela cabeça de muitos de vocês também) ao ver movimentos extremamente rápidos de objetos, pessoas e animais no cotidiano é: “Como acontecem todos estes movimentos, em seus mínimos detalhes?”

Slow Motion é o nome em inglês que se dá ao efeito de câmera lenta (numa tradução mais literal), muito usado atualmente em filmes de ação, em cenas mais agitadas, o que intensifica a adrenalina envolvida. Uma vez que a nossa amiga tecnologia tem evoluído bastante, câmeras com melhor captação de som e, principalmente, imagem, estão cada vez mais acessíveis e baratas, o que deixa aquele vídeo que você gravou do seu primo levando um tombaço de motinha muito mais legal de se ver.

https://youtu.be/hcJfaBxBqnk

Estas super câmeras conseguem este efeito devido à agilidade destas em capturar muitos FPS (frames per second, ou frames por segundo, sendo um frame cada quadro na sucessão de um vídeo, em linguagem técnica). Quanto mais FPS uma câmera puder captar, mais detalhes podem ser analisados quando editados seus vídeos. Ou seja, quanto mais rápida a câmera, mais lentidão poderemos conferir. Legal, não?

As câmeras mais comuns do mercado gravam 30 FPS. Já as super câmeras, mais de 2000 FPS, é quadro por segundo PRA baralho! Sem contar que é uma capacidade muito maior do que conseguimos captar a olho nu. A Phantom HD Gold é uma das câmeras mais usadas para obter este efeito, porém só estúdios e pessoas mais endinheiradas podem com esta belezinha já que a mesma custa 100 mil dólares. Porém, não fique triste, para você que é mais “simprão”, a GoPro Hero2 é uma opção muito mais em conta, considerando o item anterior. Ela grava 60fps em 1080p e custa 299 dólares. Apesar da performance incomparável entre os dois, é possível ainda se divertir um pouco com a GoPro 🙂

slowmotion Phantom HD Gold tricurioso

Câmera Phantom HD Gold.

Confira estes vídeos. Neste primeiro, do canal do YouTube Slo Mo Guys, com o recordista mundial em atirar cartas Rick Smith Jr. (que me lembra Gambit, dos X-Men, confiram no vídeo porquê) e Jon Rivera, xerife que já foi premiado por seu gatilho extremamente rápido.

Creio que esta seja uma das ideias que mais pensam quando se trata de Slow Motion (jogadores de Counter-Strike vão entender esta, hehe).

Aqui, James Hetfield, guitarrista base e vocalista da banda Metallica, fazendo o que todo rockeiro gostaria um dia: Estraçalhar uma guitarra no chão!

https://youtu.be/sZ1IWVdIqJo

Já neste, Mike Mangini, baterista da banda Dream Theater, observa seus ataques na bateria do jeito que nunca esperou. Observando o vídeo, músicos percebem a importância de uma boa liga de metal na produção dos pratos que usa, para que este não entre em ruptura tão fácil, o que ocorre mais facilmente em produtos com ligas muito fracas, ou material de má qualidade.

https://youtu.be/osFBNLA7woY

Nunca mais veremos o mundo de outra maneira, em ccccaaaaââââââââmmmmmmeeeeeeeeeeeeraaaaaaaa lllllleeeeeEEEeeEeEeEeeeeentaaaAAaaaaaaAAaaaaaaaaaa…

Gostou? Não se esqueça de compartilhar, e deixar aquele comentário pra gente 🙂