Quem diria que uma história sobre um funcionário da FedEx preso em uma ilha após um acidente aéreo iria fazer tanto sucesso? Náufrago é até hoje lembrando como um dos filmes mais marcantes quando o assunto é sobrevivência humana e conseguiu a proeza de eternizar até mesmo personagens inanimados. Provavelmente você deve lembrar da cena onde o protagonista grita desesperadamente “Wilsoooooooon”. Não é mesmo?

O roteirista William Broyles Jr. precisou de seis anos para criar a história junto de Tom Hanks e o diretor Robert Zemeckis. As filmagens ficaram paradas por um ano para que Hanks perdesse cerca de 22 kg para interpretar seu personagem em apuros. O filme foi lançado nos EUA em 22 de dezembro de 2000 e se tornou um grande sucesso, arrecadando cerca de 430 milhões de dólares em todo o mundo. Conheça alguns fatos curiosos sobre o filme.

1. Tom Hanks quase morreu durante as filmagens

curiosidades surpreendentes sobre o filme naufrago 1

O ator já afirmou que, antes de deixar a produção do filme em Fiji, sofreu um corte que infeccionou sua perna e quase lhe deu septicemia. A infecção foi tão grave que Hanks ficou internado em um hospital por três dias. “Então tivemos que parar com a produção por três semanas porque os médicos disseram: ‘De jeito nenhum esse cara vai entrar na água'”, revelou o ator em entrevista.

2. Uma das bolas originais rendeu um bom dinheiro

curiosidades surpreendentes sobre o filme naufrago 2

Em janeiro de 2001, uma das três bolas de vôlei originais Wilson que foram utilizadas no filme foi vendida em um leilão online. Segundo o jornal Los Angeles Times, o objeto foi vendido por mais de 18 mil dólares. Mas por um preço muito mais barato, você pode comprar uma réplica da bola mais famosa do cinema em sites na Internet.

3. O roteirista do filme passou um tempo sozinho em uma ilha

curiosidades surpreendentes sobre o filme naufrago 3

William Broyles Jr. passou vários dias sozinho numa ilha do Mar de Cortez, no México, tentando sobreviver sozinho. Ele caçou e comeu arraias, aprendeu a abrir um coco, também fez amizade com uma bola Wilson, e tentou fazer fogo usando pedaços de madeira. Suas experiências levaram a adição desses enredos ao filme. “Foi quando percebi que não era apenas um desafio físico. Também seria emocional e espiritual”, disse Broyles ao ser entrevistado.

4. Tom Hanks não queria uma história convencional

curiosidades surpreendentes sobre o filme naufrago 4

“Eu não queria mostrar um homem conquistando seu ambiente, mas sim o efeito que o ambiente tem sobre ele. Eu queria lidar com assuntos que eram amplamente esquecidos em filmes convencionais, tomando o conceito apenas de um cara preso contra os elementos, sem forças externas, sem piratas, sem bandidos e contando de uma forma que desafiasse a narrativa cinematográfica normal”, disse Hanks. E acredito que deu muito certo!

5. A FedEx ajudou a produção do filme

curiosidades surpreendentes sobre o filme naufrago 5

O fato de retratar a queda de um avião da companhia poderia fazer com que a FedEx rejeitasse a exposição de sua marca no longa-metragem. Mas a empresa americana de remessas expressas forneceu até mesmo locais de filmagem em suas sedes em Memphis, Los Angeles e Moscou, além de ajudar com o apoio logístico. Na época das filmagens, nenhum avião da FedEx tinha realmente caído daquele jeito na vida real, embora em 2015 um avião da empresa viria a cair no mar do Caribe.

Já assistiu o filme Náufrago? Deixe o seu comentário! 😀