Não sei se vocês já tiveram esta sensação ou eu quem sou um um pouco maluca, porém você nunca comeu um alimento que parecia ter o gosto do cheiro de outra coisa? Não sei, isso acontece comigo com certa frequência e por isso hoje resolvi descobrir se tenho algum problema sério ou se isto é mesmo possível.

Então, meus amigos, não sei se é o meu caso porém é sim possível sentir o cheiro do gosto, também e possível ouvir cores, ver sons ou até mesmo sentir o gosto só ao tocar um objeto. Isso se chama sinestesia e é quase como um dom que algumas pessoas tem. Acredite ou não, prém uma a cada cinco pessoas afirmam que as luzes piscantes produzem som mesmo que, na prática, estes sinais sejam totalmente silenciosos. Este é o tipo mais comum de sinestesia, porém existem diversos outros a serem compreendidos.

A ciência ainda não descobriu exatamente como ou porquê isso acontece, mas existem teorias. Foram utilizados 4128 voluntários em uma pesquisa cujo objetivo era compreender mais sobre a sinestesia, para eles foram exibidos 24 vídeos totalmente silenciosos e 21% dos entrevistados afirmou ter ouvido algum som enquanto o vídeo era projetado, alguns inclusive ouviam barulhos em vídeos totalmente abstratos. A conclusão de um dos pesquisadores foi:

cheiro do gosto sinestesia tricurioso 1

“Algumas pessoas ouvem o que veem. As luzes indicadoras do carro, os sinais de néon e os movimentos das pessoas enquanto caminham podem causar uma sensação de audição. Acreditamos que essas sensações podem às vezes refletir um vazamento de informações das partes visuais do cérebro para áreas que geralmente são dedicadas à audição”.

É por esta razão que eu posso comer um pirulito verde qualquer e dizer que tem gosto do cheiro de cloro, mesmo sem jamais na vida ter tomado o produto de limpeza. Ou seja, a sinestesia prova que nossos sentidos são muito mais do que apenas ferramentas puras e limitada, elas são capazes de se entrelaçar e moldar nossas experiências.

Simplesmente bizarro, não acha? Comente!