Com a grande quantia de acidentes e doenças que chegam todos os dias aos hospitais, é muito importante que os bancos de sangue estejam sempre cheios com todos os tipos possíveis. Por isso, caso você esteja pensando em doar sangue, saiba que este é um dos gestos mais bonitos que você pode executar. Porém, você já sabe se pode doar sangue?

Antes de você poder realmente doar sangue, é necessário passar por uma triagem que segue normas nacionais e internacionais de segurança para o procedimento. Para começar, existem algumas restrições absolutas, são elas:

  • Ter menos de 16 anos;
  • Ter mais de 69 anos;
  • Ter mais de 60 anos e desejar fazer a primeira doação;
  • Ter menos que 50 quilos;
  • Possuir anemia detectada no exame de sangue imediatamente antes da doação;
  • Possuir bradicardia (redução dos batimentos cardíacos) ou taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) no momento da doação;
  • Ter febre no dia da doação;
  • Estivar grávida;
  • Estivar amamentando.

Se você se enquadrar em um dos itens acima, infelizmente não poderá fazer a doação. Além disso, também existem algumas restrições temporárias. Se você tomar vacinas feitas de vírus ou bactérias mortos, não poderá fazer a doação por 48 horas. Caso tenha diarreia, gripe ou resfriado, conjuntivite, extração de dente ou qualquer outro tratamento dentário, é preciso esperar sete dias para realizar o ato.

posso doar sangue tricurioso 1

Além disso, caso tenha feito tratamento com antibióticos para rubéola ou erisipela, é preciso esperar duas semanas. Também é preciso esperar três semanas a partir da cura caso você tenha tido caxumba ou catapora. De seis meses a um ano também é necessário esperar caso você tenha feito alguma cirurgia, tatuagem ou piercing, endoscopia ou ainda ter tido febre amarela ou toxoplasmose.

Também existem outras restrições que variam de acordo com o período. Na hora de doar sangue, escolha sempre um centro de confiança e que tenha boas condições de atendimento. Também seja totalmente sincero na hora de responder os questionários já que estas são medidas de segurança tomadas para que seu sangue possa realmente salvar vidas, lembre-se que este ato de bondade precisa ser realizado com muita, mas muita responsabilidade.

Está pronto para fazer sua doação? Comente!