Ta aí uma coisa que eu jamais imaginaria. Segundo um estudo realizado pelo Laboratory of Microbial Ecology and Technlogy da Universidade Ghent na Bélgica, máquinas de lavar roupas não esterilizadas fazem grandes trocas de bactérias durante os ciclos de lavagem e isto ocorre em diversos modelos do equipamento.

Para realizar este teste foi feita a lavagem de uma camiseta nova de algodão junto como uma carga de roupas sujas. O resultado foi assustador já que o processo de lavagem fez uma troca microbiana onde havia uma grande variedade de bactérias, ou seja, as espécies que causam maus odores foram apenas distribuídas pelas roupas.

Segundo a pesquisa, essas bactérias entram na máquina de lavar roupas através das peças antigas e água mal tratada. Assim, ao invés de entregar roupas totalmente limpas, os ciclos de lavagem apenas nos enganam visualmente e isso pode gerar graves doenças. Os produtos e o próprio processo de lavar roupas foram alterados ao longo dos últimos anos para serem mais econômicos e ecologicamente corretos, foram introduzidas enzimas, temperatura de lavagem das roupas foi trocada por mais baixas, ciclos de economia de água foram instalados e o próprio uso de detergentes líquidos que não são desinfetantes são os principais agravantes da situação.

Maquinas de Lavar Roupas

Esta mesma pesquisa descobriu que na Europa, as temperaturas mais utilizadas nas lavagens vão de 30ºC a 40ºC, o que pode acaba proporcionando ótimas condições para que as bactérias sobrevivam e se multipliquem. Já na China, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, a água fria é a mais utilizada, o que também não ajuda em nada na eliminação das bactérias. A temperatura indicada é um mínimo de 60ºC para que as roupas saiam limpas e isso acontece em menos de 5% das lavagens de roupa domiciliares nos Estados Unidos.

Qualquer temperatura abaixo desta faz o efeito contrário, trazendo às bactérias condições perfeitas para que sobrevivam e contaminem todas as suas roupas. Para eliminar esta chance, você pode utilizar alvejante à base de cloro, porém já como aprendemos aqui o TriCurioso, esta não é a melhor opção para os tecidos de suas roupas. Ou seja, o ideal mesmo é fazer a lacagem com água quente a mais de 60ºC.

Bizarro, não acha? Comente!