Curiosidades

Por que os médicos usam roupas brancas?

Uma das maiores dúvidas que eu tenho é o porquê dos médicos e enfermeiras só usaram roupas brancas ou claras, além do mais, por que o branco? Podia ser um vermelho, um laranja, um amarelo florescente ou até mesmo um roxo ambiente, mas não, tem que ser branco, verde ou azul clarinho. Tem essa dúvida também? Então se acomode pois hoje iremos tirar de uma vez por todas essa dúvida da nossa cabeça. Espero que gostem!

Segundo Jorge Curi, vice-presidente da Associação Médica Brasileira, a escolha pela cor branca é simples, ela permite ver melhor se o uniforme está sujo e ajuda a evitar infecções. Mas como assim evitar uma infecção? Bom, o uniforme branco permite uma mancha de sangue, por exemplo, não passar despercebida impedindo a contaminação em uma cirurgia, coisa que seria difícil de fazer caso a roupa fosse de outra cor. Vale lembrar que o branco também remete a pureza.

Porém, no século XIX, a medicina era vista como feitiçaria e devido a isso os profissionais usavam roupas casuais, mesmo estando em salas de operação. Também era comum optarem pela cor preto, já que muitas vezes davam más notícias aos pacientes. Bizarro, né não?

Ok, vocês explicaram o porquê de usar a cor branca, mas eu já vi médicos com roupas esverdeadas. Sim, geralmente os médicos cirurgiões optam por usar roupas azuis ou esverdeadas pelo simples fato de ajudar na visualização do médico. Vamos fazer um experimento com você, para que possa entender. Fique 10 segundos olhando esse circulo vermelho e depois olhe para uma superfície branca e pisque várias vezes.

E aí, conseguiu entender? Com certeza você deve ter enxergado uma bola esverdeada ao piscar freneticamente olhando para uma superfície branca, não é mesmo? Os médicos usam roupas esverdeadas na sala de cirurgia pois se fossem brancas a visão do médico ficaria muito prejudicada em relação ao vermelho do sangue que eles olham fixamente durante toda a cirurgia. A ilusão de ótica poderia distrair os profissionais e com a roupa esverdeada a ilusão de ótica acaba se fundindo com o tecido e se torna neutra. Dessa você não fazia a mínima ideia!

O que você achou do post? Comente logo abaixo 😀

Leave a Comment

Matérias Recentes

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

13 horas atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

14 horas atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

2 dias atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

3 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

4 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

5 dias atrás