Curiosidades

Por que os mosquitos aparecem mais durante a noite?

Mosquitos e baratas são algumas das criaturas mais odiadas de todo o planeta. Mas o que torna os mosquitos ainda mais repugnantes é que, ao contrário da maioria das baratas, eles adoram picar os humanos, muitas das vezes transmitindo doenças sérias para nosso organismo. No entanto, você já observou que esses insetos desagradáveis ​​ficam mais ativos à noite? Não que eles desapareçam completamente durante o dia, mas a verdade é que as chances de você ser picado por um mosquito durante a noite são muito maiores do que quando o sol está brilhando. Por que isso acontece?

Assim como acontece com os humanos, o calor sufocante do dia pode rapidamente desidratar os mosquitos. Portanto, a maioria deles descansam durante o dia em locais escuros e protegidos, longe do calor escaldante. Áreas úmidas, como cavernas, plantas e grama, e até mesmo estruturas feitas pelo homem como celeiros e armários são alguns dos locais de descanso mais comuns para os mosquitos durante o dia.

No entanto, existem algumas espécies de mosquitos, como o mosquito tigre-asiático e o Aedes aegypti (esse você já deve estar bem familiarizado) que trabalham principalmente durante o dia e descansam à noite. É importante deixar claro que são apenas as fêmeas dos mosquitos que picam e sugam o sangue, nem sempre os humanos são as únicas espécies que sofrem com esses insetos. Mosquitos também atacam animais e outros vertebrados. Além disso, as fêmeas não sugam o sangue para fins nutricionais, ou seja, elas não obtêm energia do sangue. Em vez disso, elas usam as proteínas e certos componentes presentes no tecido líquido para produzir e desenvolver seus ovos.

Imagine você se deparar com essa cena ao ir dormir.

Resumindo, embora a maioria das espécies de mosquitos fiquem normalmente adormecidas durante o dia, existem algumas espécies que se escondem o tempo todo, independentemente do sol estar brilhando ou não. Por isso, a melhor coisa a fazer é manter o seu ambiente limpo, inspecionar suas instalações regularmente para evitar a proliferação desses insetos e considerar o uso de repelentes para ficar seguro.

Sabia disso? Deixe o seu comentário! 😀

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Rômulo Silva

Matérias Recentes

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

3 horas atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

1 dia atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

2 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

2 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

3 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

3 dias atrás