Curiosidades

Música para animais: Brincadeira? Com certeza não!

Todos nós, como humanos, temos sentimentos que podem muito bem ser compartilhados pelos animais, os quais consideramos “irracionais” (o que, na verdade, só é uma configuração diferente de pensamento e manifestação). Que a música sempre fascinou a ouvidos e corações humanos, sempre soubemos. Mas e quanto aos animais, será que eles têm a mesma sensibilidade?

Por exemplo, estudos publicados no Journal of Veterinary Behavior sugerem que cães podem ficar mais calmos quando ouvem música Clássica, por meio de um teste com 117 deles, em um canil. O que se constatou foi que os cães ficaram mais calmos quando expostos a diversos tipos de música do gênero (inclusive, boa parte acabou dormindo), comparado ao momento no qual não havia música tocando. O contrário aconteceu quando tocaram músicas de bandas de Heavy Metal, que os manteve muito agitados, indicado por seus corpos muito trêmulos.

A observação deste fato, inclusive, foi semelhante à reação de seres humanos aos mesmos estilos, nos quais os batimentos cardíacos das pessoas aceleravam ao som do Heavy Metal, tendendo a diminuir quando a música que tocava era Clássica.

Quando se fala de gatos, eles realmente não se importam muito com qualquer estilo musical comum produzido por humanos (Isto prova o porquê minha gatinha Nina não liga nem um pouco quando erro meus acordes, solos, ou mesmo gritos.), o que não significa que cientistas não possam desenvolver um repertório especial para uma frequência mais amigável aos felinos. Charles Snowdon, um psicólogo da University of Wisconsin-Madison, e David Teie, um compositor na University of Maryland, e Megan Savage, da University of Wisconsin-Madison e Ph.D. na SUNY-Binghamton, desenvolveram músicas contendo tanto frequências quanto tempos similares aos que gatos usam para se comunicar entre si. E a boa notícia é: Funcionou! 🙂 e você pode conferir o resultado neste link.

Falando em música para animais, saca só a reação dessa turma de elefantes, fizeram o luau em volta deste pianista enquanto ele tocava Beethoven. Confira a reação deles!

E aí, gostou? Então manda aquele comentário animal pra gente! 🙂

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Douglas Martins

Matérias Recentes

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

20 horas atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

2 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

3 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

4 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

5 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

6 dias atrás