Experimente comer ou beber alguma coisa (de preferência algo doce) logo após escovar os dentes. Você vai perceber que o sabor do alimento que antes era suave e agradável é logo substituído por um gosto amargo e estranho, não é mesmo? Por que sentimos essa sensação desagradável?

O principal culpado pelo gosto amargo é o lauril sulfato de sódio, também conhecido como lauril éter sulfato de sódio (SLES). Ele é um detergente muito presente em vários produtos relacionados à higiene e limpeza, como amaciantes de roupas, tintas, limpadores, ceras de prancha de surfe e, é claro, cremes dentais. Esse produto químico é um surfactante, ou seja, serve como um agente que reduz a tensão superficial de um determinado líquido, protegendo os produtos de uma possível perda de umidade. No caso específico dos cremes dentais, eles também são adicionados à formula para gerar mais espuma e tornar a pasta mais fácil de ser espalhada pela boca.

Além de tornar a escovação muito mais fácil ao produzir mais espuma, os produtos surfactantes também acabam mexendo com o nosso paladar. Eles costumam impedir que os receptores de nossas papilas gustativas reconheçam a doçura dos alimentos, inibindo nossa capacidade de sentir o sabor doce das comidas e bebidas que consumimos.

por que os alimentos ficam com gosto amargo depois que escovamos os dentes 1

Como se tudo isso não bastasse, eles também fazem com que os fosfolipídios de nossa língua não trabalhem adequadamente. Essas moléculas gordurosas têm a função de amenizar os sabores amargos, tornando-os menos desagradáveis. Portanto, qualquer coisa que você coma ou beba depois de escovar os dentes terá um sabor menos doce e bem mais amargo do que normalmente apresenta.

Mais saiba que existe um jeito de contornar essa “tortura”. Uma boa pasta de dente não precisa necessariamente produzir muita espuma para funcionar adequadamente. Pensando nisso, algumas empresas desenvolveram cremes dentais livres de substâncias como o lauril sulfato de sódio. Eles ainda não estão largamente disponíveis no mercado brasileiro como as versões tradicionais, além do fato de custarem um preço maior, mas à medida que novas alternativas são desenvolvidas é bem provável que eles se tornem mais populares no futuro.

Já passou por essa experiência? Deixe o seu comentário!