Curiosidades

Conheça a curiosa origem das batatas chips

O mundo inteiro adora as batatas chips, mas provavelmente pouquíssimas pessoas conhecem a história de suas origens. Que tal descobrir como esse petisco se originou?

Em meio a várias teorias, a mais aceita é de que a receita original tenha sido criada pelo chef americano George Crum, no restaurante Moon’s Lake House na cidade de Saratoga Springs, Nova York, em agosto de 1853. Segundo registros, ele estava chateado por causa de um cliente insatisfeito que sempre rejeitava as batatas fritas, pois elas sempre ficavam muito grossas e encharcadas de óleo. Frustrado, Crum decidiu cortar e fritar as batatas em fatias muito finas que não podiam ser facilmente comidas com um garfo. Diferente do que Crum esperava, o cliente ‘reclamão’ adorou a nova versão das batatas e elas se tornariam um item regular no cardápio do estabelecimento sob o nome “Saratoga Chips”.

Pouco tempo depois, as batatas chips do se tornaram populares em toda a região. Eventualmente, as batatas se espalharam para além do cardápio do restaurante e começaram a ser produzidas em massa por indústrias que miravam o consumo doméstico.

George Crum, o provável pai da batata chips.

Antes do desenvolvimento dos tradicionais saquinhos, as batatas chips eram armazenados em barris ou latas. O problema é que as fatias de batatas que permaneciam na parte inferior ficavam frequentemente quebradas e rançosas. Foi a partir dessa situação que Laura Scudder, uma empreendedora californiana, pediu que seus trabalhadores desenvolvessem um saco com uma vedação hermética que conseguiria manter os chips frescos até serem abertos. Esses sacos feitos de papel de cera foram populares por muito tempo, mas nos dias atuais as batatas chips são geralmente embaladas em sacos plásticos com sistemas de vedação especialmente desenvolvidos para prolongar o prazo de validade e fornecer uma proteção contra fatores externos.

Além do sal, as batatas chips não tinham nenhum outro sabor até a década de 1950, quando Joe “Spud” Murphy, dono da empresa alimentícia Tayto, desenvolveu uma tecnologia para adicionar tempero às batatas durante o processo de fabricação. Ele criou vários sabores que tiveram muito sucessona Irlanda e que viria a estimular outros fabricantes a experimentar novos sabores. Hoje em dia, sabores como wasai, cappuccino e até mesmo manga com salsa são vendidos pelo mundo.

Aceita uma batata chips sabor capuccino?

Um fato triste sobre a invenção da batata chips é que George Crum nunca foi capaz de patentear a sua invenção. Apesar do motivo não ser totalmente comprovado, acredita-se que isso acontecer porque Crum era uma afro-americano e a legislação da época não permitia o registro de patentes por pessoas negras. Seja lá qual for a verdadeira causa da ausência de patente, o fato é que esse petisco tão popular nunca rendeu o crédito necessário à ideia de seu provável criador.

Você gosta desse aperitivo? Deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

10 horas atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

1 dia atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

2 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

3 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

4 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

4 dias atrás