Curiosidades

Conheça a casa construída com lápides de cemitério

Se você acha que a única função de uma lápide é informar quem são as pessoas que estão enterradas em um túmulo, talvez seja melhor rever os seus conceitos. Localizada na cidade de Petersburg, no estado americano da Virgínia, esta casa de dois pavimentos tem a sua parte externa toda revestida por centenas de lápides obtidas de um antigo cemitério.

Em 1934, o construtor da casa, Oswald Young, fechou um acordo com o Cemitério Poplar Grove, que fica nas proximidades de Petersburg, para obter o material inusitado de sua nova empreitada. O cemitério estava tentando economizar dinheiro na manutenção e os diretores do cemitério tinham chegado a conclusão que se arrancassem as lápides das sepulturas e as colocassem deitadas no chão, teriam menos grama para cortar e consequentemente mais dinheiro economizado.

Com isso, mais de 2.000 lápides foram removidas, cortadas em tamanho apropriado e convertidas em placas planas. Após todo esse trabalho, o cemitério tinha milhares de peças de placas de mármore cortadas que precisavam ser descartadas rapidamente. O oportunista Oswald Young conseguiu adquirir centenas de placas em bom estado por apenas 45 dólares. Estas peças foram usadas para decorar o exterior de sua casa, pavimentar a passarela que leva à porta de entrada e até mesmo construir o manto da lareira.

Outro fato interessante dessa história toda é que as sepulturas violadas não pertenciam a pessoas comuns, mas sim, a soldados mortos durante a Guerra Civil Americana, mais precisamente em uma batalha que ficou conhecida como Cerco de Petersburg, entre 1864 e 1865. Os mortos foram enterrados às pressas perto do campo de batalha, alguns em covas muito rasas e outros em valas muito simples. Apenas alguns receberam enterros apropriados e túmulos marcados com uma cabeceira de madeira. Por causa disso, em 1866 autoridades americanas começaram a procurar um local para construir um cemitério e poder enterrar os combatentes da guerra com mais dignidade. Eventualmente, uma fazenda ao sul da cidade foi escolhida e assim nascia o Poplar Grove.

Lápides do cemitério revitalizado.

Ao longo dos anos, o cemitério ficou sujeito à ação do tempo e ao descaso dos governantes locais. Por causa disso, uma restauração ocorreu no local entre 2014 e 2015. Mas dessa vez as lápides antigas foram enterradas, para impedir que outro sujeito como Oswald Young as usasse de uma maneira “inadequada”.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário logo abaixo e visite nossa área de curiosidades para conhecer mais histórias como essa!

Leave a Comment

Matérias Recentes

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

20 horas atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

2 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

3 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

4 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

5 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

6 dias atrás