O café da manhã tem sido chamado de “a refeição mais importante do dia” por várias gerações. Muitas afirmações já foram feitas para justificar esse título, mas será que todas elas são verdadeiras? É isso o que vamos tentar descobrir hoje.

Quando o assunto é café da manhã, muitos o consideram como um verdadeiro “acelerador do metabolismo”, o que o tornaria um fator importante para aqueles que buscam manter um peso ideal. A primeira refeição do dia supostamente determina se seu corpo vai queimar mais gordura durante o dia ou não, de modo que quando você toma o café da manhã de forma adequada, seu corpo funciona normalmente, mas quando essa refeição é simplesmente ignorada, o corpo fica “inseguro” quando recebe um determinado alimento numa refeição posterior e por isso trabalha para conservar mais energia e acaba queimando menos gordura. Embora isso possa parecer bastante convincente, a verdade é que não há provas suficientes para sustentar totalmente essa afirmação.

Em estudos recentes, pesquisadores não encontraram muita diferença no peso das pessoas que tomam o café da manhã ou daquelas que o ignoram. O que é verdade, no entanto, é que quando uma pessoa não toma o café da manhã, ela tende a exagerar no resto do dia e tem uma chance maior de comer alimentos não saudáveis. Também foi demonstrado em estudos que essa refeição garante melhores níveis de energia.

o cafe da manha e realmente a refeicao mais importante do dia 1

Ainda que tomar café da manhã não necessariamente acelere o metabolismo, essa refeição é definitivamente uma maneira saudável de começar o dia. Ele garante que uma pessoa não coma mias que o suficiente nas horas seguintes e consequentemente ajuda a pessoa a se alimentar melhor. No entanto, alimentos altamente calóricos devem ser evitados logo pela manhã. Alimentos ricos em proteínas e carboidratos são os mais recomendados, pois fornecem ao indivíduo energia para realizar as atividades cotidianas.

Ou seja, embora tomar café da manhã talvez não seja uma opção muito eficaz para aqueles que buscam perder alguns quilos, ele realmente pode ser uma maneira bastante benéfica de começar o dia. De fato, essa refeição pode ser a mais importante do dia, mas isso é algo tão variável que o seu real efeito só pode ser analisado de acordo com os hábitos alimentares de cada pessoa.

E você, toma café da manhã todos os dias? Comente!