Se você é um daqueles que tem um globo terrestre em casa, assim como eu, talvez esteja na hora de ir às compras para obter uma versão atualizada. Digo isso pois Mswati III, rei da Suazilândia e último monarca absoluto da África, declarou que o novo nome oficial de sua nação é Reino de eSwatini, para surpresa até dos nativos de sua pátria. Mas por que o governante desse país resolveu mudar radicalmente o nome de sua terra?

Segundo o próprio rei dessa pequena nação sem litoral, a troca de nome seguiu o exemplo de outros países do continente africano e tem como objetivo recuperar o nome original da região, que já se chamava eSwatini antes de ser colonizada pelos ingleses. O anúncio da mudança foi feito em abril desse ano, durante as comemorações do 50º aniversário da independência do país do domínio britânico. Curiosamente, o processo de troca de nome também coincide com o aniversário de 50 anos do próprio rei, que nasceu em 19 de abril de 1968.

“Eu gostaria de anunciar que a Suazilândia voltará a ter o seu nome original”, disse o rei durante a celebração do Dia da Independência. “Os países africanos, ao obter sua independência, reverteram os seus nomes para as antigas formas como eram chamados antes de serem colonizados. Então, a partir de agora, o país será oficialmente conhecido como o Reino de eSwatini”.

por que a suazilandia trocou o seu nome para eswatini 1

Mswati III, rei de eSwatini.

Em praticamente todo o mundo podemos perceber de alguma forma as medidas tomadas por governantes com o objetivo de “descolonizar” o nome de vários lugares, substituindo-os por nomes locais que já existiam antes dos domínios coloniais. Por exemplo, os legisladores da cidade indiana de “Bombaim” decidiram trocar o nome da cidade para “Mumbai” em 1995, usando basicamente os mesmos argumentos apresentados pelo rei do agora eSwatini. Botswana, Malauí e Zimbabue são alguns exemplos de nações africanas que passaram pelo mesmo processo há alguns anos atrás.

Para finalizar, aqui vai uma informação curiosa relacionada ao novo nome da antiga Suazilândia: se você prestou atenção, deve ter percebido que a letra inicial da palavra eSwatini é minúscula, apesar de se tratar de um nome próprio. Isso acontece porque a utilização do prefixo com letras minúsculas é muito comum nas línguas bantus, que são faladas em vários países africanos, principalmente aqueles que ficam localizados a sul da Linha do Equador. Bem diferente, né?

Curtiu? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!